Connect with us

Sorriso

Sorriso fortalece campanha Maio Laranja com ações pedagógicas e participação das famílias

Publicado

em

Programação especial nas escolas promove reflexão, informação e participação das famílias durante a campanha Maio Laranja.

A rede municipal de ensino está intensificando as ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os dias 18 e 20 de maio, escolas e Cemeis de Sorriso desenvolveram atividades educativas envolvendo alunos, professores e famílias em momentos de conscientização, diálogo e acolhimento.

A programação contou com rodas de conversa, palestras, caminhadas, contação de histórias, confecção de cartazes, murais temáticos, apresentações musicais, entrega de materiais informativos e atividades lúdicas adaptadas para cada faixa etária.

No CEMEIS Francisco Wilmar Garcia, no Distrito Primavera, as crianças participaram de uma caminhada de conscientização até a Praça da Luz, seguida de roda de conversa e momento de integração entre as turmas. Já no CEMEIS Primeiros Passos – Adélia Timóteo, o trabalho abordou os cuidados com o corpo e a importância de procurar adultos de confiança em situações de desconforto.

Os Cemeis CEMEIS Antonio Santo Cappellari, CEMEIS Bom Jesus, CEMEIS Caminhos do Saber, CEMEIS Pingo de Amor, CEMEIS Flor do Amanhã e CEMEIS Sonho Encantado também desenvolveram ações de conscientização com produção de cartazes, músicas, vídeos educativos, rodas de conversa, atividades simbólicas com flores, materiais orientativos e dinâmicas lúdicas envolvendo crianças e famílias.

Entre as escolas municipais, a EM Aureliano Pereira da Silva realizou a construção de um painel coletivo com flores representando cada criança, enquanto a EM Gente Sabida e a EM Matilde Luiza Zanatta Gomes promoveram palestras voltadas à conscientização e proteção infantil. Já a EM Professora Geni Terezinha Forgiarini e a EM Vila Bela desenvolveram rodas de conversa, produção de cartazes, entrega de lembranças às famílias e ações simbólicas relacionadas à campanha.

Segundo a coordenadora pedagógica Ana Reni, trabalhar o Maio Laranja dentro das escolas fortalece a rede de proteção à infância. “Quando a escola abre espaço para conversar sobre cuidado, respeito e proteção, ela ajuda a criança a entender que não está sozinha e que sempre existe alguém disposto a ouvir e acolher”, destacou.

A mobilização faz parte do compromisso anual da rede municipal com a promoção de uma educação que vai além da sala de aula, envolvendo conscientização social, cuidado emocional e fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes, como ressalta a secretária de Educação, Adriana Reichert.

“Além das atividades pedagógicas, muitas unidades têm apostado em estratégias visuais e interativas, como murais coletivos, semáforos do toque, flores simbólicas e campanhas internas, tornando o aprendizado mais acessível e significativo para os alunos. “Nosso trabalho é continuar garantindo uma educação voltada ao cuidado, à conscientização e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura lamenta falecimento de Aldir Salton

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sorriso se solidariza à servidora Graziela Selmi Salton, pelo falecimento, na tarde desta quarta-feira (20 de maio), de seu pai, Aldir Antônio Salton.

Aos 71 anos, Aldir, que estava em tratamento de saúde, faleceu em casa, rodeado pelo amor da família.

Neste momento de despedida, a Prefeitura, mais uma vez, estende sua compaixão à Grasiela, bem como à viúva, Dona Luiza, bem como aos demais familiares, amigos e todos que com ele conviveram.

O velório começa logo mais, às 17h30, na Capela Mortuária Municipal Lourdes Acco Vosniak. O sepultamento será às 14h de amanhã (21 de maio), no Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora