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Cuiabá

Sugestão de Pauta: Primeira-dama Márcia Pinheiro entrega primeiros óculos da edição 2024 do Projeto Enxergar é Humanizar

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A primeira-dama Márcia Pinheiro entrega na quinta-feira (11) às 14h, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, os primeiros óculos do Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2024. A entrega será simbólica para 20 estudantes de cinco escolas da rede pública municipal. Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo. Os óculos com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes são entregues de forma gratuita aos que precisarem.

Lançado em 2018, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.

Sobre o projeto

A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou a importância de mais essa ação da gestão Emanuel Pinheiro. “O Projeto Enxergar é Humanizar tem impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação e nas suas famílias, em especial, aquelas em situação de vulnerabilidade, que mais precisam do olhar humanizado e de empatia do poder público”, disse Márcia Pinheiro.

No primeiro ano (em 2018), o projeto beneficiou estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021, sendo retomado em 2022 de forma ampliada para atender estudantes até o 6º Ano. Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

Em 2023, os atendimentos foram retomados no segundo semestre com a realização de 1.793 exames e entrega de 1.230 óculos a estudantes do 1º ao 9º Ano de 64 escolas urbanas e do campo.

Desde que foi criado até 2023, o Projeto Enxergar é Humanizar já entregou 1.640 óculos aos estudantes que precisam.

Serviço

Entrega de óculos Projeto Enxergar é Humanizar 2024

Data: quinta-feira (11)

Hora: 14h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Servidores da Secretaria Municipal de Educação recebem Prêmio Modernização e Servidor Eficiente

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Três servidores da Secretaria Municipal de Educação receberam o Prêmio Modernização e Servidor Eficiente. Na categoria Servidor Eficiente, foram premiados a Técnica em Nutrição Escolar (TNE) Eleila Cristina Soares dos Santos Sipriano e o Técnico em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilante (TMIE), Wilson Antonio Brito da Silva. Na categoria Modernização, a servidora Andrielli Rodrigues dos Santos, da sede, também foi reconhecida.

Para a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, “a modernização do serviço público é um caminho sem volta e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao exercício da cidadania de modo qualitativo e com equidade. Nisso, o servidor público tem um papel fundamental que deve ser cada vez mais valorizado”, enfatizou.

De acordo com os servidores, o prêmio é um reconhecimento da dedicação, criatividade e compromisso com o serviço público. “É o reconhecimento do serviço que fazemos com dedicação”, disse Wilson, que atua como vigilante no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, localizado no bairro Jardim Vitória, desde 2016.

“Eu gosto do que faço. Não é somente uma escolha, é uma vocação de vida, servir à comunidade e fazer além das atribuições da minha função para que a unidade educacional funcione de forma segura para as crianças e cumpra a sua missão”, afirmou ele.

Wilson é casado e pai de três filhos já adultos. Ele é responsável pelo acolhimento dos 216 estudantes atendidos na unidade educacional, crianças que conhece pelo nome, além de realizar a entrega aos pais ao final das aulas. Por residir no bairro, conhece a maioria dos pais.

Eleila prestou o concurso em 2019 e é efetiva desde 2003, dedicando sua carreira aos estudantes. Trabalhou em três unidades da rede: Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança, no bairro de mesmo nome, e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Moacyr Gratidiano Dorilêo, no Parque Ohara, e EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, no Parque Cuiabá, onde atua há 18 anos.

Viúva e mãe de três filhas, ela sempre se dedicou a fazer o melhor pelas crianças. “Na época em que prestei o concurso, estava numa situação difícil. Então eu abracei a causa e me dediquei. Me capacitei, fiz o curso de Gastronomia para trabalhar com as crianças e hoje me sinto realizada. Esse prêmio é um reconhecimento do meu empenho como profissional”, disse Eleila.

Terceiro lugar

Andrielli ficou com o terceiro lugar na categoria Modernização com o Projeto EcoCuiabá, que visa tornar a cidade um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental.

O projeto abrange três frentes: Tecnologia Sustentável, com a criação de uma plataforma digital para monitorar o consumo de recursos, permitindo ajustes e automação em tempo real para cortar desperdícios e reduzir custos; Energia Renovável, com a instalação de painéis solares e sistemas inteligentes de iluminação e climatização nos prédios públicos, gerando economia e minimizando o impacto ambiental; e capacitação dos servidores para que saibam operar e manter as novas práticas sustentáveis.

“Com o EcoCuiabá, esperamos reduzir os custos operacionais, promovendo uma gestão pública moderna e responsável. Esse é um grande passo para que Cuiabá se destaque como uma cidade-modelo de sustentabilidade no Brasil”, disse Andrielli.

Premiação

Os vencedores dos Prêmios Modernização e Servidor Eficiente ganharam um carro zero quilômetro para o primeiro lugar, um iPhone 15 para o segundo e um pacote de viagem no valor de até R$ 5 mil para o terceiro colocado. Além disso, todos os finalistas receberão um subsídio extra.

Os servidores premiados com o título de Servidor Eficiente receberam uma homenagem de honra ao mérito, um elogio registrado em suas fichas funcionais e uma bolsa de capacitação no valor de até R$ 3 mil. Um prêmio bônus, uma Smart TV de 50 polegadas, foi sorteado entre os 23 servidores indicados presentes no evento, conforme determina o edital 001/2024, Art. 5.2.3.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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