Connect with us

MATO GROSSO

TCE-MT aprova solução técnico-jurídica para continuidade da primeira PPP de iluminação pública do estado

Publicado

em

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A mesa técnica foi concluída na quinta-feira (17). Clique aqui para ampliar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou solução técnico-jurídica para continuidade da primeira parceria público-privada (PPP) de iluminação pública do estado. Proposta pelo município de Água Boa, a mesa técnica concluída na quinta-feira (17) apontou caminhos seguros para gestão da concessão administrativa que prevê a modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública municipal por 24 anos. 

Presidente da Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), o conselheiro Valter Albano destacou o caráter inovador do formato consultivo da mesa técnica e do assunto em debate, bem como a contribuição da solução para o desenvolvimento do estado. 

“Por ser pioneiro nesse tipo de parceria para iluminação pública, Água Boa encontrou dificuldades naturais. O processo também exigiu desse Tribunal de Contas, que precisou se aprofundar nos estudos, verificar as referências e estabelecer uma solução que possa fortalecer o modelo e resolver a questão. Foi quase um ano para encontrar a melhor medida de preservar a iniciativa da PPP e o contrato, que foi assinado há cinco anos, mas de promover os ajustes necessários na estrutura da governança da prefeitura, melhorar a qualidade do contrato e dar sequência a sua efetividade”, declarou o conselheiro.

Conforme Albano, a prefeitura se antecipou a um problema que poderia ser gravíssimo e a solução servirá de modelo para outros municípios. “Poderia ser um grande problema e se tornou uma grande solução e, como tal, outros municípios poderão se inspirar na boa experiência, como nossas mesas técnicas têm servido de referência para muitas iniciativas país afora. Fico muito feliz em ver o Tribunal de Contas servindo de instrumento para o desenvolvimento do estado. Sem invadir o papel de ninguém, estamos cumprindo com o nosso papel, que é técnico e instrumental a serviço do desenvolvimento.”

Na ocasião, o procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, também enalteceu o caráter inovador do trabalho. “Parabéns a todos que atuaram para essa solução extremamente relevante, não apenas economicamente, mas socialmente para a região de Água Boa. As PPPs são um caminho sem volta, então este trabalho técnico já serve também de planejamento e influencia positivamente mais municípios a buscarem apoio do Tribunal de Contas para desenvolver serviços de mudança.”

Já o prefeito Mariano Kolankiewicz agradeceu a parceria do Tribunal de Contas. “Além do papel de fiscalização, a gente fica muito feliz com essa parceria no sentido de construirmos juntos uma solução para os problemas da nossa cidade, com esse Tribunal de Contas orientativo, atuando na prevenção. Eu fico muito orgulhoso como prefeito em poder contar com o órgão para resolver e ajudar a trazer qualidade de vida para toda a nossa população.”

Solução técnico-jurídica

 Água Boa procurou o Tribunal de Contas para apoio na construção de solução técnico-jurídica na gestão e execução do Contrato nº 30/2019, celebrado entre a Prefeitura e concessionária Arc Água Boa Iluminação Pública SPE Ltda. Os principais entraves diziam respeito à gestão e fiscalização do contrato de PPP, especialmente pela falta de capacidade técnica e pelo desenvolvimento  econômico e habitacional do município. 

Frente a isso, o Tribunal de Contas recomendou ao município a aferição do Equilíbrio Econômico-Financeiro (EEF) do contrato,  por meio da contratação de uma consultoria especializada; o desenvolvimento de um Manual de Gestão e Fiscalização, abordando obrigações e fluxos de procedimentos, bem como a capacitação das equipes nos aspectos jurídico-normativos e econômico-financeiros do contrato e para o uso do manual de gestão.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora