Connect with us

MATO GROSSO

TJMT apresenta boas práticas do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa a conselheiro do CNJ

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu a visita institucional do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, juntamente com o juiz auxiliar do CNJ, Marcelo Salmaso. Os magistrados assistiram às apresentações de boas práticas do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), que foram realizadas na Sala de Reunião da Presidência do TJMT.
 
Uma das boas práticas apresentadas foi o programa “Eu e Você na Construção da Paz” dos municípios de Campo Verde e Campo Novo do Parecis. O programa, que se tornou referência para outros estados do Brasil, visa a prevenção da violência no ambiente escolar e está ancorado em quatro dimensões: institucional, pedagógica, relacional e social.
 
As apresentações foram realizadas pela juíza Coordenadora do Cejusc e Instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz de Campo Verde, Maria Lúcia Prati e pela assistente Social e Instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, Thaís Cunha, Campo Novo do Parecis.
 
Para o conselheiro do CNJ, desembargador Alexandre Teixeira, a avaliação do programa é positiva, e ressaltou a importância do trabalho em conjunto nesta ação.
“A Justiça Restaurativa em Mato Grosso é uma realidade que já está se consolidando de uma maneira bastante significativa, já é uma realidade profunda, concreta. Essa é a prova de que, quando vários atores sociais conseguem dialogar e trabalhar com o mesmo objetivo que é a paz, a gente consegue melhorar bastante o ambiente e melhorar o mundo a partir das pessoas que convivem nesse ambiente”, destacou o conselheiro.
 
O juiz auxiliar do CNJ, Marcelo Salmaso, complementou a análise mencionando “que foi possível perceber nas ações de Campo Verde e de Campo Novo a Justiça Restaurativa implementada em sua máxima potência, e propõe como um instrumento de transformação da convivência social, iniciado com foco na transformação da convivência dentro do ambiente Escolar que promove o pertencimento nos alunos, professores, gestores para se sentirem parte da instituição”.
 
Também foram apresentados os programas ‘Servidores da Paz’, com a assessora de Relações Institucionais do NugJur, Katiane Boschetti da Silveira, e o ‘Sistema de Gestão de Facilitadores’ do TJMT, com o gestor geral do NugJur, Rauny Viana.
 
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça e coordenador do NugJur, Túlio Duailibi, ressaltou a importância de receber os integrantes do CNJ e apresentar os bons exemplos do TJMT.
 
“É um marco muito importante para o Poder Judiciário de Mato Grosso receber o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça para conhecer um pouco daquilo que praticamos em termos de política pública na área voltada para a Justiça Restaurativa. E esses programas que temos desenvolvido em parceria com os municípios e com a rede da educação têm um potencial muito grande de mostrar que é possível fazer algo diferente para auxiliar no processo de transformação, com um ambiente mais harmonioso e mais tranquilo, especialmente nas escolas.”
 
Luana Daubian
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora