Connect with us

Sorriso

Vigilância Ambiental intensifica atuação em pontos estratégicos

Publicado

em

Tem visto servidores da Vigilância em Saúde Ambiental andando em vários locais da cidade? Eles integram uma equipe responsável pela visita em Pontos Estratégicos (PE) da cidade. Pontos estratégicos são aqueles locais comerciais ou públicos com grande potencial de ter grandes criadouros do mosquito como ferros velhos, borracharias, oficinas, recicladoras. Sorriso conta com 66 PEs e nesses locais a inspeção é quinzenal.

A ação da equipe é fundamental na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito causador de arboviroses como dengue, zika e chigunkunya, e, claro na proliferação de demais animais peçonhentos. No trabalho que iniciou nesta segunda-feira, dia 18, a equipe já identificou dois focos do Aedes.

Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, destaca que além disso, foi encontrado acumulo de lixo em vários pontos. “Nessas situações encaminhamos para que o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalização) faça o acompanhamento”, explica.

Claudete frisa que a melhor forma de prevenção das arboviroses, principal foco de atuação nos PEs é evitar que o mosquito nasça. “Como todo mundo já sabe a água parada – suja ou limpa; é o local ideal para disseminação de criadouros do Aedes aegypti”, pontua. Para evitar situações assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta.

E em cada visita, seja em comércios, pontos estratégicos (PEs) ou residências em que são detectados criadouros, as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para que possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura lamenta falecimento de Aldir Salton

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sorriso se solidariza à servidora Graziela Selmi Salton, pelo falecimento, na tarde desta quarta-feira (20 de maio), de seu pai, Aldir Antônio Salton.

Aos 71 anos, Aldir, que estava em tratamento de saúde, faleceu em casa, rodeado pelo amor da família.

Neste momento de despedida, a Prefeitura, mais uma vez, estende sua compaixão à Grasiela, bem como à viúva, Dona Luiza, bem como aos demais familiares, amigos e todos que com ele conviveram.

O velório começa logo mais, às 17h30, na Capela Mortuária Municipal Lourdes Acco Vosniak. O sepultamento será às 14h de amanhã (21 de maio), no Cemitério Municipal José Maria Pinheiro Oliveira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora