Connect with us

Cuiabá

Festival da Pamonha será realizado de 20 a 23 de abril na comunidade Rio dos Peixes

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Turismo, de Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura e Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana (Semob), realizaram a segunda rodada de reuniões com os comerciantes da comunidade Rios dos Peixes, localizada no quilômetro 23, ;da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) para debater as tratativas sobre a ;realização do 4º Festival da Pamonha. A iniciativa será realizada de 20 a 23 de abril, sempre das 8h às 20h.

O evento, criado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, integra a extensa programação elaborada em celebração aos 304 anos de Cuiabá.

A decoração do ambiente que será padrão, a disposição das barracas, o fluxo e organização do estacionamento, ; produtos a serem comercializados, padronização dos uniformes, segurança dos comerciantes e visitantes, foram debatidos durante a reunião. A decoração será organizada pelo promotor de eventos, Edson Guilherme. ;

“Esse será o quarto evento a ser realizado pela Prefeitura de Cuiabá e comunidade. É ;muito importante essa organização que temos antes do festival com a comissão da comunidade, para aqueles que estejam participando entenda o processo, a padronização e que tudo terá total segurança e qualidade, conforme determina o prefeito Emanuel Pinheiro. A intenção deste evento é gerar emprego e renda e fomentar a economia local”, disse a secretária de Turismo, Nilza Taques.

Para o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo, a participação da Prefeitura de Cuiabá vai ser importante no processo, porque ela vem sendo parceira desde a primeira edição do Festival da Pamonha. “E a intenção da gestão Emanuel Pinheiro é que a comunidade possa conduzir todo o processo e a Prefeitura vem somente como parceira nos próximos festivais. ; É fundamental que ; ;estejam estruturados para garantir a excelência no atendimento ao ; público local, regional, e quem sabe, ;de turistas de outros estados e até fora do Brasil. Queremos que se torne um evento fixo no calendário do aniversário da cidade e que as pessoas venham nessa data com intuito de conhecer esse evento”.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, reforçou que a Cultura vai estar como parceira e vai contribuir com o evento é de extrema importância. “É essencial que a comunidade comece a ser linha de frente do evento e a Prefeitura está sempre pronta a ajudá-los como sempre estivemos”, comentou. ; ;

O agente de Trânsito de Trânsito e supervisor da Semob, Kleber Ferreira, participou da reunião representando o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego. ;

Também estão envolvidas na organização do evento as secretarias: Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Ordem Pública (Sorp).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora