Connect with us

Cuiabá

Segunda fase da requalificação: Mercado do Porto Antônio receberá a cobertura de telhas isotérmicas neste mês

Publicado

em

As obras de requalificação da segunda etapa do Mercado Antônio Moyses Nadaf, o popular Mercado do Porto, estão em ritmo acelerado, atendendo a uma determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A parte emergencial determinada, é o telhado, e ele já está com a estrutura metálica pronta e sendo pintada para receber as telhas isotérmicas novas e totalmente apropriadas para o espaço, que garantirão, além de uma repaginada no ambiente, conforto e climatização aos comerciantes e frequentadores do espaço. O telhado antigo (já removido) era de zinco e não ideal para mercados públicos. A obra do telhado, com pintura de toda a parte de cima, deve ficar pronta agora em agosto.

A conclusão total da estrutura, com os boxes, segundo o cronograma, deve ocorrer em outubro, no máximo em novembro. “Estamos programando para início de dezembro os permissionários retornarem para a área de origem, sendo transferidos do espaço provisório onde se encontram atualmente e oficializar a entrega do espaço para atendimento aos munícipes e visitantes”, explicou o secretário Municipal de Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Para agilizar, a Secretaria de Obras está trabalhando paralelamente a parte da infraestrutura, que corresponde ao piso, drenagem, destinação da água e galeria pluvial. O piso já foi removido, as telhas estão lá para serem colocadas, aguardando só o término da pintura da estrutura metálica.

“A expectativa após a conclusão dos boxes é montar a programação de transferência dos feirantes novamente. A expectativa é de todos, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do prefeito Emanuel Pinheiro. Estamos em ritmo avançado”, frisou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

A parte do telhado é considerada emergencial para dar início à infraestrutura do espaço, incluindo os boxes. Feito o telhado, mesmo que venha chuva, não atrapalha e nem impede que o serviço seja executado, porque com a cobertura, as obras continuarão fluindo sem impedimentos, podendo seguir normalmente conforme o cronograma.

Outro ponto importante e que foi decidido em conjunto com os responsáveis é que toda a estrutura a ser implementada deverá ser de forma modular para poder dar mais agilidade. Além disso, atende às características que a vigilância sanitária e os órgãos fiscalizadores exigem. Tudo vai ser de painel isotérmico, inclusive a parte de baixo.

“Cuiabá receberá um espaço completamente melhor do que já vivenciado pelos feirantes que labutam há anos no tradicional Mercado do Porto para ganhar o pão e levar produtos fresquinhos e de qualidade diretamente do campo para a mesa de todos nós. Nada se compara, terminar nossa gestão com esse feito realizado é dizer para Cuiabá e para os que aqui vivem, o quanto nos preocupamos em transformar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Primeira etapa

A primeira etapa do Mercado do Porto foi entregue em julho de 2023 e conta com dois pisos, os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Ainda foram instalados 19 climatizadores na parte interna, além de dispor de rampas, dois elevadores, uma estrutura completa e totalmente em acordo com as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e também para a desossas, garantindo comodidade aos trabalhadores e aos visitantes.

O espaço também conta com uma rampa destinada exclusivamente para atendimento aos 18 restaurantes e lanchonetes, que irão funcionar no segundo piso do empreendimento. A administração instalou, na parte externa (tenda), 16 climatizadores ecologicamente adequados.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora