Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Comunitária leva serviços e ações de saúde para assentamento rural em Nova Mutum

Publicado

em

Nesta sexta-feira (31.03), na comunidade rural de Pontal do Marapé, distrito de Nova Mutum (260 km de Cuiabá), acontece a 10ª Edição do Projeto Comunidade Integrada, uma ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizada por meio da Coordenadoria de Política Comunitária.

Durante o dia todo, na Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira, equipes da Polícia Comunitária, da Polícia Militar, Exército Brasileiro, Politec, Federação dos Conselhos de Segurança Pública, Lyons Clube, entre outros órgãos atuarão em parceria.

Os quase 250 alunos da unidade escolas, família de pequenos produtores e trabalhadores de propriedades rurais poderão fazer carteira de identidade, exames médicos (consulta oftalmológica, por exemplo), além de orientação na área jurídica. Também assistirão palestras sobre prevenção, como denunciar e os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica.

O tenente-coronel Sebastião Carlos Rodrigues da Silva define o Projeto Comunidade Integrada como uma linha de aproximação das forças de segurança com a sociedade civil organizada, sobretudo nos lugares que possuem maior vulnerabilidade social, com a finalidade de promover ações sociais ao público infanto-juvenil escolar e à comunidade.

Serviço | 10ª Edição do Projeto Comunidade Integrada

Local: Comunidade Rural Pontal do Marapé, distrito de Nova Mutum, na Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira
Data: Sexta-feira (31.03)
Horário: Das 9h às 17h

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora