Connect with us

Cuiabá

Mais de 450 famílias já foram beneficiadas pela entrega de filtros de cerâmica em Cuiabá

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Cuiabá realizou mais uma etapa da entrega de filtros de cerâmica, beneficiando famílias atendidas pelo programa social Siminina nos bairros Três Barras, Primeiro de Março e Novo Paraíso 2. A ação é organizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e faz parte de uma iniciativa que entregará, ao todo, mil unidades.

Promovida pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Fundo Social Solidário do Município, a ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, instituído pela Lei Municipal nº 6.416/2019.

A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou que o programa é um investimento direto na atenção primária à saúde: “Essa iniciativa vai além da entrega de um objeto; estamos falando de saúde pública e da garantia de um direito essencial. A gestão Emanuel Pinheiro já assegurou água sem intermitências em toda Cuiabá, e agora seguimos avançando, com ações que primam pela qualidade de vida da população mais vulnerável.”

A coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz, reforçou o impacto da iniciativa. “Com o olhar cuidadoso da dona Márcia, garantimos que as famílias tenham acesso à água filtrada, reforçando o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar das nossas crianças e mulheres.”

Para a beneficiada Edna Silva, o filtro trará mudanças significativas no dia a dia. “Vai facilitar muito a minha vida, principalmente por oferecer água filtrada e melhorar a saúde das minhas crianças.” Edna aproveitou a ocasião para agradecer à primeira-dama, deixando um recado emocionadp. “Primeiramente, muito obrigada. Que Deus abençoe a dona Márcia e que ela continue sempre humanizando, cada vez mais, o trabalho com as nossas meninas. Ela deixará um legado muito importante: a preocupação e a humanização de quem estava ao seu redor.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Entre datas de inclusão, ensino bilíngue abre caminhos para crianças surdas em Cuiabá

Publicado

em

Por

Celebrados nessa quinta (23) e sexta-feira (24), o Dia Nacional da Educação de Surdos e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), respectivamente, reforçam a importância de práticas educacionais inclusivas. Em Cuiabá, a rede municipal tem avançado na consolidação da educação bilíngue, modelo que reconhece a Libras como primeira língua (L1) e o português escrito como segunda (L2).

Amparada pela Lei nº 14.191/2021, a proposta considera a surdez como uma diferença linguística e cultural. Na prática, isso significa garantir que o estudante surdo tenha acesso pleno ao conteúdo escolar, respeitando suas especificidades e promovendo equidade no processo de aprendizagem.

A mestre em educação e coordenadora técnica de educação especial, Neuraides Ribeiro Silva, explica que a educação bilíngue de surdos na rede municipal segue diretrizes legais e pedagógicas específicas. Segundo ela, o modelo vem sendo estruturado de forma gradual em Cuiabá.

“A rede municipal de Cuiabá vem estruturando a educação bilíngue para alunos surdos de forma gradual e integrada ao modelo de educação inclusiva, combinando ensino regular com serviços especializados. A organização segue princípios legais nacionais e práticas pedagógicas específicas para esse público”, disse.

Já a professora da rede municipal e estadual, especialista em educação especial, Alessandra Andrade Silva, destaca que a educação bilíngue vai além da tradução de conteúdos e envolve uma estrutura pedagógica pensada para o desenvolvimento integral dos alunos.

“A educação bilíngue de surdos constitui uma modalidade que garante o direito à formação integral, respeitando a singularidade linguística. A Libras é a primeira língua e base da aprendizagem, enquanto o português escrito é trabalhado como segunda língua”, informou.

Na rede municipal de Cuiabá, o atendimento ocorre de forma integrada. Estudantes da educação infantil até o 2º ano contam com professores bilíngues. Já do 3º ao 5º ano, o acompanhamento é feito por intérpretes de Libras, além de instrutores no contraturno. O currículo é o mesmo para todos, com adaptações linguísticas que asseguram o entendimento dos conteúdos.

Nesse contexto, o trabalho colaborativo entre professores regentes, profissionais bilíngues, intérpretes e famílias é essencial para o sucesso da proposta. A professora bilíngue e intérprete de Libras, Emanuelle Freire Galvão Ponce, explica que o papel do intérprete vai além da tradução, sendo fundamental na mediação do aprendizado em sala de aula.

“O principal papel do intérprete de Libras é a mediação comunicativa. Ele atua na relação entre professor, aluno surdo e colegas, garantindo que o conteúdo seja compreendido. Esse acompanhamento acontece em todas as disciplinas, durante todo o período em sala”, explicou.

Ela também ressalta que, com a presença do professor bilíngue, é possível ampliar as estratégias pedagógicas e adaptar materiais de forma mais eficaz, favorecendo o aprendizado dos estudantes surdos.

Outro ponto importante é o início precoce desse acompanhamento. Segundo especialistas, quanto mais cedo a criança surda tem acesso à Libras, melhores são seus resultados no processo de alfabetização e desenvolvimento escolar.

“Quando a criança surda tem acesso à língua de sinais desde cedo e é alfabetizada nesse contexto, o desenvolvimento é muito mais positivo. Ela consegue acompanhar a turma e avançar com mais autonomia”, afirma Emanuelle.

O município de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), enfrenta o desafio de garantir uma escola inclusiva para professores, estudantes e toda a comunidade escolar.

Diante desse cenário, as datas de 23 e 24 de abril reforçam não apenas a importância da Libras, mas o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e promova inclusão de forma efetiva, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora