Connect with us

MATO GROSSO

Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico

Publicado

em

As forças de segurança apreenderam, nesta quarta-feira (15.01), um caminhão frigorífico com 420 quilos de cocaína na BR-364, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta (245 km de Cuiabá). O condutor do veículo, um homem de 43 anos, identificado pelas iniciais R.A.S., foi preso em flagrante. O prejuízo para as facções criminosas é de R$ 10,8 milhões.

A operação contou com a participação de policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Polícia Federal, no âmbito do programa Tolerância Zero e Operação Protetor das Fronteiras e Divisas .

A Polícia Federal recebeu informações sobre a possível utilização de um caminhão, que havia saído de um frigorífico em Rondonópolis, para o transporte de drogas. A suspeita surgiu após o motorista realizar reparos emergenciais no teto do veículo, utilizando materiais que aparentavam ser cola ou silicone.

Com base nessa denúncia, a Polícia Federal, o Gefron e o Bope planejaram uma operação conjunta, que resultou na localização e apreensão do entorpecente e na prisão do motorista. Tanto a droga quanto o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho, ressaltou o empenho das forças de segurança no combate ao tráfico. “Já realizamos o trabalho na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia, contudo, por meio do programa Tolerância Zero, intensificamos essas ações contra o tráfico de drogas, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes. Com as apreensões e prisões de criminosos, conseguimos desarticular e descapitalizar as organizações criminosas no estado”, pontuou.

O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto dos Reis Silva, destacou a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas em Mato Grosso. “Houve um trabalho minucioso, com cada instituição atuando dentro da sua expertise, e conseguimos realizar essa grande apreensão de drogas no compartimento do caminhão frigorífico”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora