Connect with us

POLÍTICA

Chico Guarnieri solicita reparos no asfalto da MT-235 em Campo Novo do Parecis

Publicado

em

As condições precárias do asfalto da MT-235, em Campo Novo do Parecis (402 Km de Cuiabá), levaram o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) a fazer um pedido de manutenção da pavimentação asfáltica. A indicação (nº 445/2025) foi encaminhada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Conforme o pedido, os reparos precisam ser realizados no quilômetro 12, onde está localizado o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O parlamentar comentou que a via está com muitos buracos e falhas na cobertura asfáltica, o que, então, compromete a segurança dos motoristas e usuários em geral, além de causar danos aos veículos e transtornos diários para a população que depende dessa via para seu deslocamento. A situação é ainda mais crítica no período chuvoso, como agora.

“A estrada possui alto fluxo de caminhões de carga pesada e também de veículos leves; sendo uma importante rota de Campo Novo do Parecis para o município de Diamantino e é onde está localizado o Instituto Federal. Esse grande movimento intensifica o desgaste da pavimentação, agravando ainda mais a deterioração da via e aumentando os riscos de acidentes”, destacou Guarnieri.

A solicitação foi apresentada na sessão legislativa realizada no dia 12 de fevereiro.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

Lei reforça combate à violência contra idosos em Mato Grosso

Publicado

em

Por

Mato Grosso passa a contar com um novo instrumento de proteção à pessoa idosa. Foi sancionada a Lei nº 13.258/2026, fruto de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), que estabelece a obrigatoriedade de notificação de casos suspeitos ou confirmados de violência contra idosos por instituições de saúde públicas e privadas em todo o Estado.

A iniciativa reforça a atuação integrada entre o sistema de saúde, os órgãos de proteção e o sistema de justiça, criando uma rede mais eficiente no combate a abusos, negligência e diferentes formas de violência contra idosos. A lei determina que hospitais, clínicas, centros de saúde e demais estabelecimentos, além de médicos e profissionais da área, comuniquem, em até 48 horas, indícios de maus-tratos ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e ao Ministério Público.

De acordo com a lei, a notificação deverá ser feita de forma sigilosa, garantindo a proteção do denunciante e da vítima, e deverá conter informações detalhadas, como identificação do idoso, descrição da ocorrência, estado de saúde e, quando possível, registro fotográfico das lesões.

O deputado Eduardo Botelho destacou que a proposta surgiu da necessidade de fortalecer os mecanismos de enfrentamento à violência contra idosos, um problema crescente no país.

“A violência contra a pessoa idosa muitas vezes acontece dentro de casa e permanece invisível. Essa lei cria um protocolo claro de atuação, garantindo que os casos não fiquem sem encaminhamento e que as vítimas recebam a proteção necessária”, afirmou.

Além de padronizar os procedimentos de comunicação, a legislação também prevê responsabilização em caso de omissão. Instituições e profissionais que deixarem de cumprir a norma poderão sofrer sanções administrativas e multa equivalente a 10 Unidades Padrão Fiscal (UPF).

Segundo dados que embasaram o projeto, a maior parte das agressões ocorre no ambiente familiar, sendo a negligência o tipo mais recorrente, seguida por violência psicológica e abuso financeiro. Com a sanção da lei, Mato Grosso avança no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção da pessoa idosa, ampliando mecanismos de denúncia, responsabilização e acolhimento das vítimas.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora