A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil de Mato Grosso, participou, nesta terça-feira (18.2), do 9º Fórum CNT de Debates, que teve como foco discussões de Segurança Pública relacionadas ao enfrentamento a roubos e furtos de cargas.
O Fórum reuniu autoridades públicas, empresários e especialistas da Segurança Pública na sede da Confederação Nacional de Transporte (CNT), em Brasília.
Segundo o delegado da GCCO Mário Santiago, o evento foi um espaço de diálogo do setor de transportes com a sociedade brasileira e com os poderes constituídos, na busca de soluções e estratégias que visam o enfrentamento e combate aos crimes de roubos e furtos de cargas.
“Foi um evento importante, que reuniu diversas autoridades, instituições públicas e entidades privadas ligadas ao setor de cargas e à segurança pública, onde foi possível debater e conhecer as dores de cada desses entes e poder propor sugestões para soluções de problemas”, disse o delegado.
O evento contou com debates de grande relevância, com a participação de autoridades como o ministro Ricardo Lewandowski, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.
Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).
Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.
O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.
O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.
O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.