Connect with us

Cuiabá

Prefeitura promove 3º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade nesta quarta

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá realiza, na próxima quarta-feira (17), o 3º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade com o tema: “Cuiabá Acessível: Mobilidade Urbana e infraestrutura sem barreiras”. Os palestrantes discutirão desafios e soluções de mobilidade urbana, participarão representantes as Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), do Departamento de Transito (DETRAN) e convidamos o Conselho Regional de Arquitetura (CREA).

Com foco na população PCD, o fórum acontece das 14h às 17h, na Escola Superior da Defensoria Pública, e será um espaço de diálogo, escuta qualificada e encaminhamentos práticos para fortalecer ações inclusivas no município. A programação prevê debates e troca de experiências entre poder público, sociedade civil e pessoas com deficiência, contribuindo para uma cidade mais acessível e justa.

O secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, destaca que o fórum consolida uma agenda permanente de participação social. “Chegar ao terceiro fórum demonstra que Cuiabá avançou no diálogo com as pessoas com deficiência. Nosso objetivo é ouvir, construir coletivamente e transformar demandas em ações concretas, garantindo que a inclusão seja vivida no dia a dia e não apenas prevista em leis”, afirmou.

O evento reafirma o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à ampliação da participação social das pessoas com deficiência. O evento é promovido pela Secretaria Adjunta de Inclusão, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, reforça que o evento integra uma política contínua da gestão. “A inclusão é um compromisso transversal da Prefeitura. Quando criamos espaços como o fórum, fortalecemos a escuta, o protagonismo das pessoas com deficiência e avançamos na construção de políticas públicas que assegurem dignidade, autonomia e igualdade de oportunidades”, pontuou.

O 3º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade dá sequência aos encontros anteriores, que reuniram expressiva participação popular e resultaram em importantes debates sobre educação, saúde, acessibilidade e direitos. A expectativa é ampliar o engajamento da população PCD e consolidar propostas que contribuam para o aprimoramento das ações municipais.

Sugestão de pauta

Evento: 3º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade

Data: Quarta-feira, 17 de dezembro
Horário: Das 14h às 17h
Local: Escola Superior da Defensoria Pública

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora