Connect with us

MATO GROSSO

TCE-MT assina protocolo para disponibilização de informações sobre RPPS

Publicado

em

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aderiu a protocolo de intenções para formalização de acordo de cooperação técnica voltado ao compartilhamento de informações sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Com a adesão, os dados do Radar Previdência do TCE-MT, desenvolvido pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), passam a ser disponibilizados para publicação nos sites da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

“A integração de bases de dados amplia a capacidade dos Tribunais de Contas de monitorar a gestão previdenciária de forma mais qualificada e abrangente, contribuindo para decisões técnicas mais consistentes e para o fortalecimento da administração previdenciária em todo o país”, declarou o presidente da Copspas, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) também assinou o protocolo de intenções, colocando à disposição a ferramenta Radar Nacional dos Investimentos e ampliando a capacidade de análise, acompanhamento e controle dos RPPS das instituições participantes.

O documento foi assinado durante reunião da Comissão do Projeto Previdência do Servidor Público do IRB, no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC). O encontro foi conduzido pelo presidente do Comitê do Projeto Previdência do Servidor Público, conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO), e o conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim representou o presidente da Copspas.

Radar Previdência

Lançado em setembro, o mais recente painel do módulo “Previdência” do Sistema Radar de Controle Público do TCE-MT foi destaque no Encontro Técnico dos Tribunais de Contas-Boas Práticas de Auditoria de RPPS, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Com a atualização, o Radar Previdência passou a disponibilizar dados comparativos dos Regimes Próprios de Previdência Social de todo o país, com o objetivo de subsidiar os conselheiros do TCE-MT na análise das contas de governo e apoiar os gestores municipais na definição de estratégias voltadas à sustentabilidade, rentabilidade e regularização dos fundos previdenciários.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com integração, número de equipes de atendimento cresceu 108% na baixada cuiabana

Publicado

em

Por

A integração entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumentou em 108% o número de equipes de atendimento pré-hospitalar em Cuiabá e Várzea Grande, ampliando a capacidade de resposta e reforçando o socorro à população.

A parceria entre as instituições ocorre por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, implantado em junho de 2025.

Antes da integração, as duas cidades contavam com 12 equipes de atendimento de urgência. Com a cooperação entre Bombeiros e Samu, esse número passou para 25 equipes em operação na região metropolitana, conforme dados apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (22.4).

Para fortalecer a estrutura de atendimento, o Corpo de Bombeiros contratou mais de 280 profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e auxiliares, de forma que o atendimento pré-hospitalar não interferiu nos serviços de combate aos incêndios.

Esse aumento na estrutura, que garantiu mais ambulâncias equipadas e o fortalecimento do serviço de moto resgate, permitiu ampliar a capacidade de atendimento e absorver uma demanda maior de ocorrências.

No primeiro trimestre de 2025 foram registradas 5.578 ocorrências médicas na Baixada Cuiabana. No mesmo período de 2026, o número subiu para 8.692 atendimentos, um crescimento de 55%.

Além de atender mais, o serviço também ficou mais ágil: o tempo médio de resposta caiu de 25 minutos, em 2025, para 17,2 minutos em 2026. Uma redução de 31%.

Os indicadores demonstram o fortalecimento da rede de urgência na região metropolitana, com mais equipes nas ruas e maior capacidade de resposta às ocorrências.

“Os resultados mostram que essa integração está funcionando, conforme o nosso planejamento estratégico. Conseguimos mais eficiência no atendimento de urgência, com a redução do tempo de resposta, colocando o cidadão no centro do serviço”, afirmou o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora