Connect with us

Cuiabá

Parque das Águas dá início ao Réveillon da Família com música, acolhimento e clima de celebração

Publicado

em

O Parque das Águas já vive o clima da virada do ano. Pontualmente às 18h desta quarta-feira (31), começaram os shows do Réveillon da Família, maior evento de encerramento de ano promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A abertura ficou por conta do DJ Pedrinho, que embalou o público e deu o tom festivo da programação preparada para receber famílias inteiras.

Logo no início da noite, moradores e visitantes começaram a ocupar o espaço, acompanhando de perto as primeiras apresentações e conferindo a estrutura montada para o evento. Entre eles, a moradora do bairro Baú, Cristina Emogênia de Campos, que destacou a expectativa pelas atrações da noite. “Estou de férias, curtindo as festividades, e quero muito ver a banda Rosa de Saron. Está tudo muito lindo, vou acompanhar, é festa”, afirmou.

Pensado para todas as idades, o Réveillon da Família conta com uma organização voltada ao acolhimento e ao conforto do público. Em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Associação Missão Enchei-vos, a Prefeitura estruturou espaço kids, fraldário, estacionamento destinado a pessoas com deficiência e idosos, além de uma ampla área gastronômica.

“O foco foi acolher as famílias. Isso significa oferecer comodidade e segurança para que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, já chegou ao Parque das Águas e acompanha de perto a realização do evento, conferindo a movimentação do público e a estrutura do maior Réveillon da Família já realizado na capital.

No palco, a banda Os Bençãos também já se apresenta, animando os fãs e mantendo o ritmo da celebração. A programação segue ao longo da noite com apresentações regionais e nacionais, culminando na tradicional contagem regressiva para a virada do ano.

Antes da meia-noite, o público ainda confere os shows de Bruno Cerqueira e da banda Gaudium. Em seguida, sobem ao palco as atrações nacionais Rosa de Saron e Samuel Eleotério. Às 23h59, a chegada de 2026 será marcada pela contagem regressiva exibida em painel de LED e pela queima de fogos próxima à lagoa. Logo após a virada, a festa continua com o show da cantora Fernanda Brum, encerrando a noite em clima de fé e celebração.

Programação

A partir das 18h – Atrações regionais

Bruno Cerqueira

Banda Gaudium

A partir das 20h – Atrações nacionais

Rosa de Saron

Samuel Eleotério

Às 23h59 – Contagem regressiva e queima de fogos

Na sequência – Show com Fernanda Brum

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Cuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30) a Nota Informativa nº 02/2026 com o panorama da meningite na capital. O documento, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), indica que o município segue em situação de normalidade epidemiológica, apesar da confirmação de casos e óbitos neste ano.

Até abril de 2026, foram registrados sete casos confirmados de meningite, com três mortes. A taxa de incidência é de 1,01 caso por 100 mil habitantes, índice inferior à média nacional, que é de 1,4.

Em Cuiabá, os registros são predominantemente de meningites não meningocócicas, que apresentam menor letalidade em comparação aos tipos mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com ocorrência contínua ao longo dos anos.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções do nariz e da garganta, além da via fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes infectadas.

Por atingir o sistema nervoso central, a doença pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, podendo levar à morte.

Os casos registrados em 2026 atingiram diferentes faixas etárias, incluindo bebês, adultos e idosos. Entre as causas identificadas estão vírus, bactérias como Staphylococcus e fungos como Cryptococcus. Há registros de pacientes que receberam alta, óbitos e também casos em investigação.

No mês de abril, até a data de publicação do boletim, não houve novos registros da doença na capital.

Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Sinais mais graves incluem rigidez na nuca, sensibilidade à luz, manchas na pele, convulsões e alterações respiratórias, que exigem atendimento imediato. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são indicativos de alerta.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos mais graves. Em Cuiabá, as doses estão disponíveis em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas por toda a capital.

Algumas unidades contam com horário estendido, garantindo maior acesso da população:

Região Leste (07h às 19h):
Bela Vista/Carumbé; Terra Nova/Canjica; Jardim Eldorado; Dom Aquino; Pico do Amor; Areão; Jardim Imperial.

Região Norte:
Jardim Vitória I (07h às 19h); CPA I e II (07h às 21h); Paiaguás (07h às 19h); CPA IV (07h às 19h); CPA III (07h às 19h); Ilza Terezinha Piccoli (07h às 21h).

Região Oeste (07h às 19h):
Despraiado; Ribeirão da Ponte; Novo Terceiro; Sucuri; Jardim Independência.

Região Sul:
Tijucal (07h às 21h); Parque Ohara (07h às 21h); Pedra 90 II, III e CAIC (07h às 19h); Parque Cuiabá (07h às 19h); Cohab São Gonçalo (07h às 17h); Santa Laura/Jardim Fortaleza (07h às 19h); Industriário (07h às 19h); Residencial Coxipó I e II (07h às 19h).

Zona Rural (07h às 19h):
Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica. A notificação deve ser feita em até 24 horas à Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora