Connect with us

Cuiabá

Terminal do CPA 3 recebe adequações para atender passageiros do transporte público

Publicado

em

O Terminal do CPA 3 já está com novo aspecto para melhor atender os passageiros do transporte público. As adequações tiveram início nesta terça-feira (6) e se estenderão em caráter de urgência para que, no sábado (10), o espaço seja aberto para receber o fluxo de pessoas. Segundo estimativas, mais de 40 mil pessoas passam pelo local diariamente e estão sendo atendidas em abrigos de ônibus próximos ao terminal.

Entre as adequações estão a retirada das muretas para ampliação do espaço e para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, a retirada das portas e janelas para melhorar a circulação do ar no espaço interno, a aplicação de capa asfáltica nas áreas onde circulam os ônibus e a limpeza das bocas de lobo, com o objetivo de evitar alagamentos no entorno do terminal. O trabalho está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e teve início nesta terça-feira (6).

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública também está agilizando a aquisição de circuladores de ar para o terminal. Por conta do curto prazo para a reabertura, prevista para sábado, pode haver atraso na chegada desse equipamento.

“A orientação é entregar o espaço em condições funcionais, garantindo mais conforto e segurança aos passageiros. Estamos concentrando todos os esforços para que o terminal do CPA 3 entre em operação no próximo sábado, conforme designou o prefeito Abilio Brunini”, frisou a secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne.

Enquanto isso, um novo projeto para a estrutura definitiva está sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, liderada pelo secretário José Afonso Botura Portocarrero. Uma prévia do projeto deve ser apresentada ao prefeito nos próximos dias.

Vale ressaltar que a decisão de abrir o terminal ao público antes de a obra estar 100% finalizada foi determinada pelo prefeito Abilio Brunini, que esteve no local na segunda-feira (5) e definiu que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realizasse as melhorias básicas e necessárias para iniciar o atendimento ao público já no próximo sábado, dia 10.

Trata-se de uma obra que estava parada desde a gestão passada, mas que não foi concluída por falta de orçamento. Na atual gestão, o contrato foi finalizado pela administração municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Cuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30) a Nota Informativa nº 02/2026 com o panorama da meningite na capital. O documento, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), indica que o município segue em situação de normalidade epidemiológica, apesar da confirmação de casos e óbitos neste ano.

Até abril de 2026, foram registrados sete casos confirmados de meningite, com três mortes. A taxa de incidência é de 1,01 caso por 100 mil habitantes, índice inferior à média nacional, que é de 1,4.

Em Cuiabá, os registros são predominantemente de meningites não meningocócicas, que apresentam menor letalidade em comparação aos tipos mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com ocorrência contínua ao longo dos anos.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções do nariz e da garganta, além da via fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes infectadas.

Por atingir o sistema nervoso central, a doença pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, podendo levar à morte.

Os casos registrados em 2026 atingiram diferentes faixas etárias, incluindo bebês, adultos e idosos. Entre as causas identificadas estão vírus, bactérias como Staphylococcus e fungos como Cryptococcus. Há registros de pacientes que receberam alta, óbitos e também casos em investigação.

No mês de abril, até a data de publicação do boletim, não houve novos registros da doença na capital.

Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Sinais mais graves incluem rigidez na nuca, sensibilidade à luz, manchas na pele, convulsões e alterações respiratórias, que exigem atendimento imediato. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são indicativos de alerta.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos mais graves. Em Cuiabá, as doses estão disponíveis em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas por toda a capital.

Algumas unidades contam com horário estendido, garantindo maior acesso da população:

Região Leste (07h às 19h):
Bela Vista/Carumbé; Terra Nova/Canjica; Jardim Eldorado; Dom Aquino; Pico do Amor; Areão; Jardim Imperial.

Região Norte:
Jardim Vitória I (07h às 19h); CPA I e II (07h às 21h); Paiaguás (07h às 19h); CPA IV (07h às 19h); CPA III (07h às 19h); Ilza Terezinha Piccoli (07h às 21h).

Região Oeste (07h às 19h):
Despraiado; Ribeirão da Ponte; Novo Terceiro; Sucuri; Jardim Independência.

Região Sul:
Tijucal (07h às 21h); Parque Ohara (07h às 21h); Pedra 90 II, III e CAIC (07h às 19h); Parque Cuiabá (07h às 19h); Cohab São Gonçalo (07h às 17h); Santa Laura/Jardim Fortaleza (07h às 19h); Industriário (07h às 19h); Residencial Coxipó I e II (07h às 19h).

Zona Rural (07h às 19h):
Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica. A notificação deve ser feita em até 24 horas à Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora