Connect with us

MATO GROSSO

Ferramentas digitais de inclusão ampliam acesso no site do TJMT

Publicado

em

O site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso disponibiliza recursos de acessibilidade voltados à população que facilitam a navegação de pessoas com deficiência auditiva, visual, motora, intelectual ou com dificuldades de leitura.

As funcionalidades permitem desde a tradução de conteúdos para Libras até ajustes visuais e navegação sem o uso do mouse.

No ambiente digital, esse cuidado se traduz em ferramentas que promovem autonomia, inclusão e igualdade no acesso aos serviços e conteúdos institucionais.

A partir desta sexta-feira (06) serão divulgadas matérias, semanalmente, com o objetivo de informar a população sobre os recursos de acessibilidade disponíveis no site do TJMT, detalhando como cada ferramenta funciona e de que forma pode ser utilizada.

A ação seguem as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, especialmente a Resolução CNJ nº 401/2021, que orienta os tribunais quanto à promoção da acessibilidade e inclusão nos portais institucionais.

Autor: Dani Cunha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora