Connect with us

Sorriso

Equipe de Sorriso ministra treinamento sobre ovitrampas em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Em um movimento de cooperação e compromisso com as ações de prevenção às arboviroses, a equipe de Vigilância em Saúde de Sorriso está em Lucas do Rio Verde ministrando, ao longo de todo o dia, um treinamento voltado ao monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A capacitação é direcionado aos profissionais locais, contribuindo para o fortalecimento da saúde do município.

Durante o encontro, os profissionais estão compartilhando experiências do dia a dia e ensinando a instalação e a utilização das ovitrampas, armadilhas que captam os ovos do mosquito e auxiliam no acompanhamento da presença do Aedes em pontos estratégicos. Mais do que uma técnica, o uso dessas armadilhas representa uma forma mais sensível e eficiente de vigilância, permitindo identificar a introdução do mosquito até mesmo em áreas ainda não infestadas, além de monitorar a densidade populacional do vetor em locais já afetados e avaliar se as ações de controle estão surtindo efeito.

As ovitrampas permitem identificar a possível introdução do mosquito em áreas ainda não infestadas, acompanhar a densidade populacional em locais já monitorados e avaliar, com mais precisão, a efetividade das ações de controle vetorial. Trata-se de uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz, que auxilia na tomada de decisões mais rápidas e assertivas na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

Claudete Damasceno, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Sorriso, destaca que Sorriso é o único município da Região Teles Pires que foi capacitado diretamente por técnicos do Ministério da Saúde para a utilização das ovitrampas, o que fortalece ainda mais a qualidade técnica do treinamento compartilhado com outros municípios.

“Levar esse treinamento às equipes de Lucas do Rio Verde é uma forma de somar esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti. As ovitrampas ampliam a capacidade de monitoramento do mosquito e contribuem diretamente para ações mais estratégicas e eficazes na proteção da saúde da população”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Sorriso, Claudete Damasceno.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Escritores locais participam de roda de conversa com Bráulio Bessa

Publicado

em

Por

Um momento recheado de delicadeza, acordes de violão e vida jorrando em poesia declamada. Assim foi a roda de conversa do escritor e poeta Bráulio Bessa com os pratas da casa de Sorriso – mais de 30 escritores locais e de municípios vizinhos como Cláudia, União do Sul, Ipiranga do Norte e Sinop ouviram os relatos recheados de cotidiano e de um viver poético de Bráulio e trocaram experiências.

“Fizemos questão desse momento único dos nosso escritores com o Bráulio que é uma referência além fronteiras na escrita, na declamação e no viver a literatura com alma”, destaca a secretária de Cultura, Marisa Netto. “Não conseguimos reunir todos os escritores sorrisenses, conseguimos catalogar mais de 60 escritores locais, mas ter parte deles vivenciando esse momento foi inspirador”, avalia a organizadora da roda de conversa, Carmem Welter.

Além de receber os escritores locais, Bráulio também ouviu e atendeu as 30 crianças finalistas do Festival Cultural de Poesia, 30 jovens poetas, como destacou o escritor.

“Para mim viver momentos de troca, ouvir escritores locais é de uma riqueza sem tamanho”, pontua o autor. “Digo sempre que é necessário valorizar a cultura local, ler o autor loca, o do estado, o brasileiro e ler de modo geral”, acrescentou o poeta que contou um pouco de sua jornada e confessou viver em estado poético. “Minha infância foi em uma cidade pequena onde a vida era em outro ritmo, contemplativa, vive uma infância e vivo uma vida mergulhada, dentro da poesia e quero trazer isso para o universo do outro, de alguma forma”, salientou.

Todas as ações integram o V Fórum Municipal de Cultura e a Feria do Livro de Sorriso em andamento na Praça da Juventude.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora