O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, lança nesta quinta-feira (30) o programa Cuiabá Card, novo sistema de bilhete único integrado que prevê uso ilimitado do transporte coletivo por meio de assinatura. A medida passa a valer a partir de 1º de maio e integra a política de mobilidade urbana prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da capital.
Com foco na priorização do transporte público, o modelo permite que trabalhadores e demais usuários utilizem os ônibus quantas vezes quiserem ao longo do dia, sem restrição de viagens. A proposta também busca incentivar a redução do uso de veículos particulares e ampliar o acesso da população ao sistema coletivo.
O deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo) e o vereador por Cuiabá Cezinha Nascimento (União) são alvos de uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (30) pelo Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), do Ministério Público do Estado (MPE).
Segundo o MPE, a ação apura um esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao Instituto Social Mato-Grossense (ISMAT) e ao Instituto Brasil Central (IBRACE). De acordo com a investigação, os recursos eram repassados à empresa Sem Limite Esporte e Evento LTDA, que posteriormente devolveria parte dos valores aos parlamentares responsáveis pelas indicações.
Diante dos indícios, foram cumpridas medidas cautelares de busca e apreensão contra servidores, particulares e agentes políticos. Entre os alvos confirmados estão Elizeu Nascimento e seu irmão, Cezinha Nascimento.
A investigação é um desdobramento da Operação Gorjeta, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em janeiro deste ano, que apura suspeitas de irregularidades no uso de recursos públicos.