Connect with us

Sinop

Prefeitura garante mais dignidade e esperança às famílias da Comunidade Águas Claras com a entrega das escrituras dos imóveis

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop escreveu, hoje, um novo capítulo de esperança, mais qualidade e felicidade na vida de aproximadamente 140 famílias que moram na Comunidade Águas Claras, que receberam das mãos do prefeito Roberto Dorner as tão sonhadas escrituras, com o programa de regularização fundiária “Escritura na Mão”. A cerimônia foi no Centro de Eventos Dante de Oliveira e, a ação, não apenas garantiu o direito à propriedade, mas também reforçou a importância da dignidade e da estabilidade para essas famílias, que agora podem construir um futuro sólido e promissor em um lugar que verdadeiramente podem chamar de seu lar.

“Esse é um documento colocado na mão do cidadão que mais necessita, porque a gente sabe que com a escritura na mão o ânimo é outro, a escritura valoriza muito e a pessoa pode fazer um trabalho diferenciado, além de poder, realmente, dizer que é proprietária legítima daquele local”, disse o prefeito Roberto Dorner.

Todo o processo do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) iniciou no ano passado, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas. “Estamos fazendo um trabalho muito grande nessa questão da regularização. Estamos concluindo esses projetos, já contemplamos mais de 800 escrituras e temos muitas para serem feitas”, acrescentou Dorner.

Seu Jorge Aparecido Prestes, que é aposentado, é um dos moradores que por décadas viveu com a incerteza de não possuir legalmente o que chamava de lar e, agora, teve o sonho de realizado pela Prefeitura. “Há 25 anos eu moro na Águas Claras e para mim agora foi uma honra ter esse documento na minha mão, esse aqui é nosso sonho. Isso aqui para nós é uma segurança, para nós é muito importante”.

Moradora da região a 5 anos, aposentada Lelena Eralde da Silva, se emocionou ao lembrar que chegou a desacreditar que um dia receberia a escritura. “Eu achei que nunca ia pegar. Graças a Deus que eu peguei esse documento, porque a gente já fez nossa casinha, nosso poço, cercamos. Para mim representa bastante coisa, porque eu nem tinha esperança de pegar essa escritura, mas pela graça e a misericórdia, o esforço da Prefeitura, eu estou com o documento na mão”.

O Escritura na Mão vem sendo realizado em vários bairros desde o ano passado. Em dezembro, foram entregues aproximadamente 850 títulos de propriedade dos imóveis dos bairros Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II.

Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana e rural já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. Para o desenvolvimento do trabalho, realizado por uma empresa contratada, foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto. Outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Emei Tempo de Infância passará por protocolo sanitário e aulas estão suspensas nesta semana

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, suspendeu as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância, localizada no Residencial Daury Riva, como medida preventiva para a execução de protocolo sanitário, após confirmação de caso de meningite em aluna da unidade. A unidade passará por higienização como forma de combate à bactéria que contaminou uma aluna com meningite bacteriana na semana passada.

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, esclarece que a higienização e a suspensão das aulas têm caráter exclusivamente preventivo, uma vez que a Vigilância Epidemiológica do município já constatou que a contaminação não ocorreu na unidade e que o microrganismo, após ser expelido do corpo, sobrevive por, no máximo, duas horas.

“Este é o momento em que a Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Saúde, oferece todo o apoio necessário para transmitir segurança aos pais e alunos. Os estudantes que tiveram contato com a paciente que veio a óbito já estão sendo atendidos preventivamente na UBS Maria Vindilina. Desde que tivemos conhecimento dos casos suspeitos, a secretaria iniciou contato com as famílias e orientou a busca por atendimento médico em caso de sintomas. Até o momento, não há novos relatos, e a suspensão ocorre para tranquilizar as famílias”, destacou.

Salete reforça que a suspensão das aulas ocorre apenas na unidade onde houve o caso confirmado da doença. “Paralisamos as aulas somente na Escola Tempo de Infância, por cautela e para cumprimento da medida sanitária. A comunidade escolar retorna normalmente às atividades na segunda-feira (27). As demais unidades seguem com aulas normalmente nesta quarta, quinta e sexta-feira”, afirmou.

Em caso de dúvidas relacionadas ao funcionamento da unidade escolar, a secretária informa que a direção da escola estará disponível para atendimento às famílias. “Os pais podem procurar a diretora da escola, que está acompanhando toda a situação. A unidade possui grupos de comunicação com as famílias, que também podem ser utilizados para esclarecimentos”, pontuou.

A Secretaria esclarece que não há confirmações de casos suspeitos em outras unidades escolares e reforça que todas as informações oficiais serão divulgadas pela Prefeitura de Sinop por meio dos canais institucionais no Instagram, Facebook e site oficial.

Veja também: Prefeitura de Sinop reforça protocolo de saúde após confirmação de casos de meningite bacteriana

Vigilância Epidemiológica descarta risco de surto e mantém monitoramento de casos de meningite em Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora