Connect with us

Sinop

Jornalista compartilha conhecimentos literários e experiências de superação com aposentados do PreviSinop

Publicado

em

“Cada pessoa carrega consigo uma bagagem e nela os mais variados conteúdos”. Foi com essa mensagem de reflexão que a jornalista e escritora de origem nordestina Maria da Paz Sabino, compartilhou seu conhecimento literário e experiências de vida, na última quinta-feira (13), num bate-papo descontraído com os servidores aposentados do PreviSinop.

A servidora aposentada Rosa Souza dos Santos se identificou com algumas das histórias que ouviu. “A Maria nos contou sua história de superação e isso me chamou atenção. Gosto de ouvir sobre isso. Vivo dessa maneira, travando uma batalha a cada dia, me superando e sempre tentando melhorar. Uma mensagem positiva que nos dá ânimo. Somos aposentados, mas não podemos nos acomodar. É preciso viver em movimento para não morrermos por dentro”, enfatizou.

Já a servidora aposentada Marta Lucia Mazzetti Thibes, ressaltou o empenho do instituto em proporcionar aos segurados momentos especiais como esse encontro onde os participantes foram presenteados com livros autografados. “O Previ sempre nos surpreende com excelentes palestrantes. Mais um dia maravilhoso, ouvindo lindas histórias de uma pessoa que é um exemplo de vida. E ela nos passou isso. Uma maneira de viver e encarar a vida, superando traumas, obstáculos e sempre seguindo em frente. Tive a oportunidade de conhecer a Maria da paz, essa mulher incrível. Eu tinha ouvido falar dela, mas não conhecia sua história e me encantei com sua força e superação”, destacou.

A escritora Maria da Paz, que adotou as terras sinopenses como seu lar, se sentiu lisonjeada pelo convite. “Eu me senti muito importante porque são pessoas experientes que já tem toda uma vivência de vida e o tema que abordei, foi exatamente sobre a questão das vivências e experiências que nós temos ao longo da vida e a gente percebe que quando as pessoas se aposentam, elas têm toda uma bagagem de conhecimento que carregam ao longo da vida. E que esse conhecimento, pode ser explorado e continuar sendo explorado porque aposentou do trabalho e não da vida. A vida precisa ser vivida em sua plenitude. E para isso as pessoas têm que ter essa consciência de que é preciso buscar felicidade porque sem a felicidade a vida não tem sentido”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça campanha Leão Amigo e incentiva destinação do Imposto de Renda para fundos municipais

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, reforça a campanha Leão Amigo, que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso, garantindo que os recursos permaneçam no município e sejam revertidos para entidades beneficentes que atendem diretamente a população local.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a iniciativa fortalece instituições que atuam na proteção social. “Quem ganha com isso são as instituições que lidam com crianças, adolescentes e idosos. É a destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, para estarem alimentando o Fundo da Criança e do Adolescente e também do Idoso”, afirmou.

Sinéia também reforça que os valores não ficam com o poder público. “É importante ressaltar que não é o poder público que fica com essa arrecadação, mas sim os fundos, que atendem projetos voltados às instituições que trabalham com nossas crianças, adolescentes e idosos”, completou.

Outro ponto positivo apontado pela secretária é o impacto local da destinação. “O dinheiro vai ficar aqui no município, por isso pedimos que Conselhos, empresários, servidores públicos e a população em geral se mobilizem para fazer essa destinação”, pontuou Abreu.

O agente da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti, explica que o processo pode ser feito diretamente no sistema de declaração do Imposto de Renda. “A Receita, todo ano, cria a oportunidade de, no próprio programa da declaração, você já ter uma ideia do valor que pode destinar e para onde quer destinar. A dica é: faça sua declaração normalmente e, ao final, verifique qual o melhor modelo. Se for o completo, selecione essa opção e acesse ‘Doações Diretamente na Declaração’”, orientou.

Segundo Grotti, o próprio sistema indica os fundos disponíveis e o valor máximo permitido. “Não precisa nem decorar o CNPJ da instituição, por exemplo. Os fundos de Sinop já aparecem cadastrados no sistema e com o valor calculado. Basta escolher, gerar o DARF e fazer o pagamento até o prazo final da declaração. Se tiver imposto a pagar, o valor é abatido; se tiver a restituir, a Receita acrescenta esse valor, inclusive com juros caso haja demora”, explicou.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC-MT), Thaciel Camargo, reforça o papel dos profissionais da contabilidade na disseminação da campanha. “O profissional da contabilidade é o principal elo entre o contribuinte e o fisco. Muitas vezes o cliente não tem o conhecimento técnico de que pode beneficiar uma entidade local dentro da própria declaração. Nosso papel é orientar e mostrar que esse recurso, que iria para a União, pode ficar aqui e se transformar em melhorias para nossa cidade”, destacou, convocando os profissionais a atuarem como “embaixadores da campanha”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Elis Venâncio, enfatiza a necessidade dos recursos para atendimento à população idosa. “Nós temos muitos idosos atendidos e muitas instituições cadastradas que realmente precisam desse recurso. Como o imposto já seria pago, por que não deixá-lo aqui no município para ajudar quem precisa?”, questionou.

Elis também assegura a correta aplicação dos valores. “O Conselho é um órgão paritário, com representantes da sociedade civil e do poder público, com toda uma estrutura de avaliação de projetos e prestação de contas. Existe um regramento e uma lei que instrumentalizam esses projetos. Quem fizer a destinação pode ficar seguro de que o recurso será bem aplicado”, afirmou.

Já a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rúbia Naves, destaca o rigor na fiscalização dos recursos destinados ao fundo. “Todo recurso que vem para o fundo da infância é destinado com muita responsabilidade. Somos fiscalizados pelo Ministério Público, que acompanha desde o edital até a escolha dos projetos”, explicou.

Rúbia ainda ressalta o impacto direto na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Temos muitas instituições que dependem dessa destinação para desenvolver trabalhos de proteção. Muitas vezes, esses projetos são fundamentais para mudar a vida dessas crianças e adolescentes. Por isso, é importante que esse recurso fique em Sinop e fortaleça essas ações aqui na cidade”, concluiu.

A campanha Leão Amigo segue durante o período de declaração do Imposto de Renda, mobilizando a sociedade para transformar parte do tributo em investimentos diretos no desenvolvimento social de Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora