Connect with us

Sinop

Prefeitura prepara campanha solidária de arrecadação de brinquedos durante o Festeja Sinop

Publicado

em

Uma campanha solidária de arrecadação de brinquedos está sendo preparada para compor a programação do Festeja Sinop. Durante os dias de festividades, nos shows no Estádio Gigante do Norte e no Festival de Praia, a população poderá compartilhar alegria e diversão com quem precisa, doando brinquedos em bom estado, que serão destinados às crianças carentes, nas ações alusivas ao Dia das Crianças, realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Os pontos de coleta estarão disponíveis nas programações dos dias 2, 7, 9, 10 e 13 de setembro. A doação não é obrigatória, nem considerada como critério para participar das festividades, todos os eventos do Festeja Sinop são gratuitos e abertos à toda população. “A campanha é uma oportunidade incrível de a sociedade contribuir e deixar mais feliz a infância de crianças mais carentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade. Muitas famílias têm brinquedos em casa que não são mais usados pelas suas crianças e esse será o momento oportuno para destiná-los a quem precisa”, ressaltou a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

No mês de outubro a secretaria de Assistência Social realiza diversas ações em comemoração ao Dia das Crianças, em diferentes regiões do município, especialmente nos bairros mais afastados do centro, contemplando famílias atendidas pelos CRAS e outros serviços da pasta. “Queremos fazer uma linda ação solidária, deixar centenas de crianças felizes, como também temos feito em outras datas comemorativas como páscoa e natal, por exemplo, pelo projeto Viva Magia”, completou a secretária.

Confira as datas e locais onde teremos pontos de arrecadação:

02 de setembro – sábado: Abertura oficial do Festeja Sinop – no Estádio Gigante do Norte;

07 de setembro – quinta-feira: Abertura do Festival de Praia – praia do cortado;

09 de setembro – sábado: Festival de Praia – praia do cortado;

10 de setembro – domingo: Festival de Praia – praia do cortado;

13 de setembro – quarta-feira: Show nacional com Maiara e Maraisa – Estádio Gigante do Norte.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça campanha Leão Amigo e incentiva destinação do Imposto de Renda para fundos municipais

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, reforça a campanha Leão Amigo, que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso, garantindo que os recursos permaneçam no município e sejam revertidos para entidades beneficentes que atendem diretamente a população local.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a iniciativa fortalece instituições que atuam na proteção social. “Quem ganha com isso são as instituições que lidam com crianças, adolescentes e idosos. É a destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, para estarem alimentando o Fundo da Criança e do Adolescente e também do Idoso”, afirmou.

Sinéia também reforça que os valores não ficam com o poder público. “É importante ressaltar que não é o poder público que fica com essa arrecadação, mas sim os fundos, que atendem projetos voltados às instituições que trabalham com nossas crianças, adolescentes e idosos”, completou.

Outro ponto positivo apontado pela secretária é o impacto local da destinação. “O dinheiro vai ficar aqui no município, por isso pedimos que Conselhos, empresários, servidores públicos e a população em geral se mobilizem para fazer essa destinação”, pontuou Abreu.

O agente da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti, explica que o processo pode ser feito diretamente no sistema de declaração do Imposto de Renda. “A Receita, todo ano, cria a oportunidade de, no próprio programa da declaração, você já ter uma ideia do valor que pode destinar e para onde quer destinar. A dica é: faça sua declaração normalmente e, ao final, verifique qual o melhor modelo. Se for o completo, selecione essa opção e acesse ‘Doações Diretamente na Declaração’”, orientou.

Segundo Grotti, o próprio sistema indica os fundos disponíveis e o valor máximo permitido. “Não precisa nem decorar o CNPJ da instituição, por exemplo. Os fundos de Sinop já aparecem cadastrados no sistema e com o valor calculado. Basta escolher, gerar o DARF e fazer o pagamento até o prazo final da declaração. Se tiver imposto a pagar, o valor é abatido; se tiver a restituir, a Receita acrescenta esse valor, inclusive com juros caso haja demora”, explicou.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC-MT), Thaciel Camargo, reforça o papel dos profissionais da contabilidade na disseminação da campanha. “O profissional da contabilidade é o principal elo entre o contribuinte e o fisco. Muitas vezes o cliente não tem o conhecimento técnico de que pode beneficiar uma entidade local dentro da própria declaração. Nosso papel é orientar e mostrar que esse recurso, que iria para a União, pode ficar aqui e se transformar em melhorias para nossa cidade”, destacou, convocando os profissionais a atuarem como “embaixadores da campanha”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Elis Venâncio, enfatiza a necessidade dos recursos para atendimento à população idosa. “Nós temos muitos idosos atendidos e muitas instituições cadastradas que realmente precisam desse recurso. Como o imposto já seria pago, por que não deixá-lo aqui no município para ajudar quem precisa?”, questionou.

Elis também assegura a correta aplicação dos valores. “O Conselho é um órgão paritário, com representantes da sociedade civil e do poder público, com toda uma estrutura de avaliação de projetos e prestação de contas. Existe um regramento e uma lei que instrumentalizam esses projetos. Quem fizer a destinação pode ficar seguro de que o recurso será bem aplicado”, afirmou.

Já a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rúbia Naves, destaca o rigor na fiscalização dos recursos destinados ao fundo. “Todo recurso que vem para o fundo da infância é destinado com muita responsabilidade. Somos fiscalizados pelo Ministério Público, que acompanha desde o edital até a escolha dos projetos”, explicou.

Rúbia ainda ressalta o impacto direto na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Temos muitas instituições que dependem dessa destinação para desenvolver trabalhos de proteção. Muitas vezes, esses projetos são fundamentais para mudar a vida dessas crianças e adolescentes. Por isso, é importante que esse recurso fique em Sinop e fortaleça essas ações aqui na cidade”, concluiu.

A campanha Leão Amigo segue durante o período de declaração do Imposto de Renda, mobilizando a sociedade para transformar parte do tributo em investimentos diretos no desenvolvimento social de Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora