Connect with us

MATO GROSSO

Prefeitos apontam evolução dos municípios com investimentos do Estado: “É um Governo que olha para os municípios”

Publicado

em

Prefeitos dos municípios beneficiados com a entrega de veículos pesados pelo Governo do Estado, nessa segunda-feira (02.10), ressaltaram a importância dos investimentos para melhorar a qualidade de vida da população. As 51 máquinas, entre caminhões truck, caminhões pipa e retroescavadeira, foram adquiridas pelo Estado, em parceria com o senador Jayme Campos, por R$ 30,9 milhões, para 43 municípios do Estado.

“Essas máquinas e caminhões fazem muita diferença para a gente do interior”, disse a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner.

O prefeito de Paranatinga, Marquinhos do Dedé, destacou que essa parceria do Governo com os municípios é fundamental, pois é difícil para as prefeituras terem recursos para adquirir sozinhas os equipamentos.

“O Governo está fazendo a parte dele, trazendo desenvolvimento para o município e melhorando a qualidade de vida da população. É um Governo que olha para os municípios. Nunca teve um Governo que olhasse tanto para os municípios, como o do governador Mauro Mendes. Ele vem fazendo um ótimo trabalho, que é estruturar os municípios, para que possam trabalhar, atender os agricultores, os pequenos, os grandes e toda a sociedade”, afirmou.

Para o prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves, as ações do Governo de Mato Grosso têm ajudado todas as cidades do Estado em várias áreas, além da infraestrutura e desenvolvimento econômico,

“Curvelândia é um município pequeno, mas que tem muito a agradecer ao governador Mauro Mendes porque ele tem levado até os municípios o resultado dos impostos que tem arrecadado e isso vem de encontro à necessidade de cada uma das cidades. Nós estamos na gestão há dois anos e 10 meses e já ganhamos vários equipamentos para trabalhar nas estradas do nosso município”, destacou.

Outro prefeito que comemorou o recebimento do maquinário foi Eugênio Pelachim, de Porto Estrela. “Hoje Porto Estrela está recebendo um ônibus que vai ser usado para ações sociais com a população da terceira idade do município. Há muito tempo precisávamos desse ônibus, mas recebemos anteriormente também vários maquinários do Governo do Estado que com certeza vão nos ajudar muito.”

Prefeito de Jauru, Valdeci José de Souza, afirma que por se onde se anda no estado se percebe melhora

Para o prefeito de Jauru, Valdeci José de Souza, mais conhecido como Passarinho, a entrega de maquinário para a cidade vai ajudar muito o município.

“Eu tenho que dar nota 10 ao Governo. Em toda parte que a gente anda no Estado de Mato Grosso, a gente vê melhora, vê que as coisas estão andando muito bem. Então, quero dar os parabéns ao Governo do Estado”.

Com supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora