Connect with us

POLÍCIA

Operação mira grupo criminoso especializado em golpes contra familiares de pacientes internados em UTI’s

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, deflagrou na manhã desta terça-feira (26.03), a Operação Hospital Seguro para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar contra suspeitos de envolvimento em crimes de fraude eletrônica, associação criminosa qualificada e lavagem de dinheiro. 

Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada da Infância e Juventude e pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande, que também determinou o bloqueio das contas bancárias utilizadas para receber os valores do golpe. As ordens judiciais são cumpridas nos municípios de Pedra Preta, Rondonópolis, Tabaporã e Sorriso. 

 A operação, deflagrada com base em investigações da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, coordenadas pelo delegado André Monteiro, tem o objetivo de buscar elementos de prova em desfavor de doze investigados pela prática dos crimes.

 Segundo apurado até o momento, os suspeitos integram associação criminosa que tem acesso a dados de pacientes internados em hospitais de Mato Grosso e Goiás, geralmente em UTI’s, e fazem contato por telefone com familiares, se passando por servidor da unidade de saúde, pedindo dinheiro para que seja realizado, com urgência, algum procedimento médico/hospitalar. 

Os familiares, já fragilizados com a situação do parente internado, tentam a todo custo salvar a vida de seu ente querido, fazendo transferências de valores imediatamente, não percebendo que se trata de golpe, pois o criminoso dispõe de informações relevantes levando a crer que o fato realmente existe. 

Outra situação que induz a vítima ao erro, são as chaves pix’s utilizadas pelos criminosos, geralmente algum e-mail que faz menção à área da saúde, como exemplo: “saúdeclinica@. . .” – “prontoatendimento@ . . .”. As vítimas somente desconfiam que foram enganadas, depois da insistência dos criminosos em tentarem mais transferências de valores e/ou cobrarem a direção do hospital as providências pelo “serviço pago”. 

Além do efetivo da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, a operação conta com o apoio das equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande (Derf – Cuiabá e Derf – VG), Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos  (DERFVA), Delegacia de Sorriso, Delegacia de Tabaporã, 1ª Delegacia de Rondonópolis, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis, Delegacia de Pedra Preta e Delegacia de Alto Garças.  

“Com o cumprimento das ordens judiciais será possível, após análise das provas hoje arrecadadas, confirmar a participação dos alvos, identificar novos suspeitos e individualizar a atribuição de cada membro da associação criminosa e suas lideranças, dentre outras informações importantes para instruir o inquérito policial.”, disse o delegado responsável pelas investigações, André Monteiro.

 

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil prende autores de furto em obra e recupera ferramentas em Barra do Garças

Publicado

em

Por

Dois homens envolvidos no furto em uma obra em Barra do Garças foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.06), em ação realizada pelas equipes da 2ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) do município.

Os suspeitos, de 18 e 22 anos, estavam em posse das ferramentas e foram autuados em flagrante por crime de furto.

O crime ocorreu na quarta-feira (12), quando os suspeitos subtraíram diversas ferramentas de uma obra no bairro Palmares. Entre os itens furtados estava um compressor, uma makita e uma pistola de pintura da residência em construção.

Este foi o terceiro furto na mesma localidade em menos de trinta dias, levantando preocupações entre os moradores sobre a segurança no bairro.

Imediatamente após tomar conhecimento dos fatos, os investigadores da 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças iniciaram um trabalho intenso de levantamento de informações para identificação dos autores do crime.

Utilizando técnicas avançadas de rastreamento em ambientes rurais e de difícil acesso, a equipe conseguiu localizar os suspeitos e recuperar os itens furtados. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para procedimentos legais e responderão pelo crime de furto.

Os moradores do bairro Palmares expressaram alívio e gratidão pelo rápido trabalho da Polícia Civil. A ação reforça o compromisso da polícia em manter a segurança e a ordem na comunidade, especialmente em áreas vulneráveis a crimes recorrentes.

A colaboração entre as diferentes delegacias e a eficiência das técnicas modernas de investigação foram fundamentais para solucionar o crime, mesmo em áreas de difícil acesso. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos nos furtos anteriores e garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora