Connect with us

MATO GROSSO

“A lei vai trazer resultados positivos, aquecer o turismo e a economia do Estado”, afirma deputado estadual sobre Transporte Zero

Publicado

em

“A Lei do Transporte Zero vai trazer resultados positivos, vai aquecer o turismo e a economia deste Estado”. A afirmação é do deputado estadual Nininho durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (09.07).

Para o deputado, a lei vai resultar em muito emprego e renda. “Na hora que nossos rios estiverem povoados, grandes investidores vão trazer para cá seus empreendimentos. A pesca esportiva vai trazer turismo. É um projeto de grande relevância para Mato Grosso, a exemplo de outros Estados onde há a pesca esportiva ”, ponderou.

O deputado defendeu o recadastramento dos pescadores profissionais para que seja divulgado quantos realmente dependem da pesca. “Precisamos de recadastramento, uma fiscalização em cima de quem tem carteirinha de pesca profissional indevidamente. Quando abre-se um prazo de 60 dias para fazer um recadastramento, e de 12 mil, 13 mil pessoas que dizem que têm carteira de pescador profissional, apenas 19 vão se recadastrar, algo ‘tá’ errado. Precisamos atuar para melhorar a vida das pessoas que moram lá na beira do rio e que realmente são pescadores e ribeirinhos”, frisou.

A Lei n. 12.197/2023, conhecida como Transporte Zero, entrou em vigor em janeiro de 2024 e proíbe pelo período de cinco anos o transporte, comércio e armazenamento de 12 espécies de peixes dos rios estaduais. O objetivo da lei é aumentar o estoque pesqueiro e combater a pesca predatória.

Conforme a lei, o Governo de Mato Grosso irá pagar a indenização de um salário mínimo por mês e promover para pescadores profissionais e artesanais inscritos no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca) e no Registro Geral de Pesca (RGP), que comprovem residência fixa em Mato Grosso e que a pesca artesanal era sua profissão exclusiva e principal meio de subsistência até a lei entrar em vigor. Também irá inseri-los em programas de qualificação para o turismo ecológico e pesqueiro, e de produção sustentável da aquicultura.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com apoio da Desenvolve MT, franquia mato-grossense de frango frito atinge mercado nacional

Publicado

em

Por

Os irmãos Arthur e Paulo Carvalho, co-proprietários da Golden Chicken, inauguraram a terceira unidade da Golden Chicken em Cuiabá, fortalecendo sua franquia de frango frito, que começou em Barra do Garças. Há dois anos, a abertura foi viabilizada com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, Desenvolve MT, e em seguida atingiu o mercado nacional.

Fundada em 2019, ao final do primeiro ano contava com duas unidades e 58 colaboradores. A partir de 2022, com a abertura na capital mato-grossense, a Golden Chicken cresceu de forma notável e atualmente conta com nove unidades e mais de 150 funcionários. Além de Mato Grosso, a franquia se expandiu para estados como Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Tocantins, destacando-se pela qualidade de seus produtos. Para os próximos dois anos, a expectativa é chegar até o litoral nordestino, o sudeste e sul do país.

Arthur Carvalho enfatiza a importância do crédito que contribuiu para transformar sua história e abrir novas lojas. “O recurso do Governo do Estado nos permitiu adquirir todo o maquinário, incluindo a máquina que diferencia nossos produtos dos demais e foi fundamental para o sucesso da unidade”, complementa.

Com receita própria e um maquinário inovador, a Golden Chicken garante a qualidade do frango ao oferecer crocância e sabor no seu prato chefe. Em pouco tempo, conquistou o paladar dos mato-grossenses e principalmente, dos cuiabanos, atribuindo à unidade de Cuiabá, o título de campeã nas vendas.

“Por meio do investimento em máquinas e ferramentas nacionais, os empreendedores não só melhoraram a eficiência das suas empresas, mas também garantem a qualidade dos produtos que oferecem. É através das linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamentos mais longos, que o Governo de Mato Grosso estimula a implantação e expansão de empresas”, declara Edgar Pacheco, diretor de Finanças e Gestão da Desenvolve MT.

A Agência permite que empresários, assim como Arthur, tirem os seus sonhos do papel. O crédito possibilita a compra de insumos, modernização de maquinário e até a instalação de energia solar. A unidade da Golden Chicken em Cuiabá é um exemplo claro do impacto positivo desse apoio.

Crédito

A Desenvolve MT trabalha com seis linhas de crédito, Desenvolve Empresarial, Turismo, Transporte, Empreendedor, Invest Rural e Inovação. Além disso, ela também oferece crédito 100% digital operando com taxas de juros a partir de 0,37% ao mês e crédito de até R$ 1,5 milhão, com prazos de pagamento que vão até 120 meses.

Atendendo Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), a Agência também possibilita financiar móveis, capacitação de pessoal, insumos, veículos e obras civis.

*Com a supervisão de Clara Campos e Vitória Kehl.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora