Connect with us

Sinop

Ações da Prefeitura de Sinop e órgãos de segurança reduzem risco de rompimento de represa na Comunidade Brígida

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Defesa Civil Municipal, apurou que o nível da água da represa localizada em área particular na Comunidade Brígida — que teve uma tubulação comprometida na noite da última sexta-feira (20), provocando risco de rompimento — diminuiu e saiu do estado crítico. Até as 11h de ontem (22), a água já havia baixado cerca de 35 centímetros. Ainda assim, todos os órgãos municipais e estaduais envolvidos seguem monitorando o local.

Na manhã de sábado (21), um servidor da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos esteve no local e utilizou uma escavadeira da Prefeitura para abrir um canal, a fim de aumentar a vazão da água, o que propiciou a redução do risco de rompimento da represa. Essa ação foi fundamental para diminuir o nível da água.

“Eu fui ontem (22) lá, ao fim do dia, e já tinha baixado o nível da água. Hoje cedo falei com o caseiro novamente, e ele relatou que já está bem mais baixo. A chuva lá, essa noite, não foi muita. O dreno feito pela Prefeitura funcionou bem”, relatou o proprietário do imóvel onde está localizada a represa.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também atuou no caso. Na tarde de sábado (21), com o uso de drone, um servidor realizou o mapeamento da região. “Além de acompanhar como estava a situação naquele momento, foi possível conferir edificações ou infraestruturas que pudessem ser impactadas em caso de rompimento da barragem. Felizmente, conseguimos identificar que, na região em que poderia haver um impacto mais significativo, não há residências”, destacou o secretário, Klayton Gonçalves.

A região segue monitorada pelos órgãos municipais — Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil — além dos órgãos estaduais — Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Segurança de Barragens.

Mesmo com o cenário mais favorável no momento, a Prefeitura reforça a orientação para que moradores da região fiquem atentos às orientações oficiais e evitem se aproximar da área da represa. Em caso de atualizações, novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça parceria com forças de segurança em audiência sobre prevenção aos incêndios florestais

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop participou, na manhã desta segunda-feira (2), da Audiência Pública de Prevenção e Preparação para os Incêndios Florestais, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar. O encontro reuniu representantes do poder público, forças de segurança, órgãos ambientais, produtores rurais e sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento às queimadas durante o período de estiagem, considerado um dos mais críticos do ano.

Durante a audiência, foi reforçada a importância da atuação integrada entre as instituições para reduzir os impactos dos incêndios florestais e urbanos. Em Mato Grosso, o período proibitivo para uso do fogo está previsto entre 1º de julho e 30 de novembro, época em que as condições climáticas favorecem a propagação das chamas.

O comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar, coronel Fernando Duarte Santana, destacou que a audiência tem como objetivo alinhar as ações dos diversos órgãos, especialmente em razão das projeções climáticas. “A gente sabe que Mato Grosso, devido às condições climáticas e ao nosso tipo de vegetação, todos os anos enfrenta o problema dos incêndios florestais. Em 2026, temos a previsão de um fenômeno climático extremo, que é o El Niño, e precisamos nos preparar. Essa audiência vai debater as ações de cada órgão e instituição para que possamos enfrentar esse desafio”, afirmou.

O coronel também fez questão de reconhecer o papel desempenhado pela Prefeitura de Sinop no apoio às ações de prevenção e combate aos incêndios. “A Prefeitura de Sinop é uma grande parceira do Corpo de Bombeiros em todas as ações. O prefeito tem uma preocupação muito grande com os incêndios, e a Prefeitura dá um apoio e um suporte muito grandes às ações do Corpo de Bombeiros, fazendo com que Sinop seja um dos municípios que melhor conseguem enfrentar essa temática em todo o estado de Mato Grosso”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, apresentou uma série de ações que já vêm sendo executadas pela Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros. “Temos um Termo de Cooperação em vigência, trabalhamos com a Jornada Extraordinária, realizamos seletivos para brigadistas, fazemos notificações aos proprietários rurais e moradores próximos à cidade e também autuamos infratores que realizam limpeza de terrenos com uso do fogo, prática que é proibida”, explicou.

A secretária também destacou investimentos realizados pela administração municipal. “O prefeito Roberto Dorner fez a aquisição de dois caminhões-pipa que, hoje, estão à disposição do município para facilitar e apoiar o trabalho em casos de incêndios de maiores proporções, juntamente com a equipe do Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

Influência do fenômeno El Niño

Durante a audiência, foi explicada a influência do fenômeno El Niño sobre as condições climáticas da região. O fenômeno consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, provocando alterações nos padrões climáticos em diversas partes do mundo.

Entre os principais impactos estão o aumento do risco de incêndios florestais, o agravamento de problemas respiratórios e de saúde pública devido à fumaça, a ocorrência de ondas de calor mais intensas, prejuízos à agricultura e a possibilidade de crises hídricas em determinadas regiões.

Produtores rurais não são os vilões

O coronel Fernando, durante sua fala de abertura, destacou a necessidade de desmistificar a ideia de que os incêndios são provocados pelos produtores rurais. Segundo ele, a realidade demonstra justamente o contrário, já que o setor produtivo investe constantemente em prevenção, adquirindo maquinários, disponibilizando caminhões-pipa e contratando funcionários e brigadistas para evitar a ocorrência e a propagação de queimadas.

Mobilização de toda a sociedade civil

O secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, enfatizou que a prevenção depende da atuação conjunta de diversas instituições. “A Prefeitura Municipal sempre foi parceira por meio da Secretaria de Meio Ambiente, das jornadas delegadas junto ao Corpo de Bombeiros e da nossa Defesa Civil, que é extremamente ativa. Essa discussão de prevenção busca trazer mais segurança para Sinop e região. Precisamos da participação de todos: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, órgãos ambientais, produtores rurais e sociedade. Cada um fazendo a sua parte para minimizar os impactos desse período crítico”, destacou.

Klayton ainda acrescentou que as queimadas afetam diretamente a qualidade de vida da população, provocando danos ambientais, prejuízos à fauna e à flora e agravando problemas de saúde causados pela fumaça.

Também presente na audiência, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, reforçou a importância do engajamento coletivo para enfrentar o período de seca. “É importante essa iniciativa do Corpo de Bombeiros de chamar a população e promover essa audiência, trazendo a responsabilidade para todos. É preciso uma união de esforços para fazer esse enfrentamento e passarmos por esse período crítico com o menor dano possível”, afirmou.

A Prefeitura de Sinop segue atuando de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos ambientais e demais instituições parceiras, fortalecendo ações preventivas, orientações à população e uma estrutura de resposta rápida para minimizar os impactos das queimadas durante o período de estiagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora