O Projeto Baú da Leitura chegou nesta segunda-feira (17) em Sorriso, com uma série de atividades especiais para os alunos da Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, do Bairro União. A programação foi realizada em quatro diferentes horários, e envolveu todos os alunos da instituição de ensino.
O projeto visa incentivar e estimular de forma lúdica, os alunos, a desenvolver a paixão pela leitura, além de mostrar a importância no desenvolvimento cognitivo e a capacidade de concentração por meio da educação e acesso à cultura.
Na oportunidade, os pequenos participaram de oficina de contação de histórias, teatro, leitura e a apresentação do tão esperado, Baú da Leitura, uma estrutura multiuso totalmente personalizada, que foi doada para a unidade escolar com um acervo contendo 150 exemplares.
O projeto Baú da Leitura é uma realização da Perfectto Projetos, com patrocínio da COFCO International e apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.
Acervo
O Baú entregue à unidade escolar contém 150 livros infantis e infanto-juvenis da literatura nacional e internacional de variados autores.
O acervo também inclui três títulos em braile para usuários com deficiência visual, além de fantoches, brinquedos, jogos educativos e dedoches. “Queremos difundir a democratização e a transformação social por meio do conhecimento, despertando em nossas crianças o prazer da leitura. A literatura tem o poder de aguçar o potencial cognitivo e criativo, promovendo o exercício da fantasia e da imaginação, além de ampliar os horizontes pessoais e culturais”, afirma o diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos, Paulo Reis.
Estrutura
O Baú de Leitura é um carrinho de 1mx1,2mx0,6m com laterais projetadas para deixar parte do acervo de livros expostos quando o mobiliário estiver sendo utilizado para as atividades. As rodas utilizadas para locomoção contam com sistema de rodízio giratório com freios para facilitar o manuseio no transporte e travar a estrutura por questão de segurança. As portas possuem maçaneta com puxador e tranca com chave. Com moldura removível para teatro de fantoches e dedoches, o Baú de Leitura também incentiva a cultura e promove a expressão artística e emocional dos participantes através da atividade teatral.
Entrega
Durante o evento de entrega do Baú, professores e demais membros da equipe escolar foram convidados a participar de oficinas de Contação de Histórias. O objetivo é capacitar os profissionais e orientá-los sobre a utilização dos materiais e recursos do Baú da Leitura, que deve funcionar como uma ferramenta pedagógica para a realização de atividades educativas.
“A contação de histórias é uma fonte inesgotável de conhecimento, valor e emoção. Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade e o senso crítico, além de despertar o gosto pela leitura e linguagem”, ressalta Paulo. O projeto também permite o empréstimo de livros para os alunos com o intuito de incentivar a leitura em família.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
