Connect with us

MATO GROSSO

Bombeiro salva recém-nascido que se engasgou após a amamentação

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) salvou um recém-nascido, de 40 dias de vida, que se engasgou após a amamentação, em Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá).

O incidente aconteceu na noite desta quarta-feira (22.1), quando o pai e a tia da criança buscaram ajuda diretamente no quartel do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM).

No momento do ocorrido, o sargento BM Deric Pansera estava dentro do batalhão quando ouviu batidas urgentes no portão. Ao verificar, encontrou o homem com a bebê em seus braços, apresentando sinais de asfixia.

Rapidamente, o militar pegou a criança no colo e iniciou as manobras de desobstrução das vias aéreas. Em poucos segundos, o bombeiro obteve sucesso no desengasgo da criança, que voltou a respirar.

“É algo gratificante. Ver o alívio nos rostos dos pais e ouvir o choro da criança, é um momento indescritível. Quando dizemos ‘já voltou, paizinho; já voltou, mãezinha’, é uma sensação de dever cumprido”, declarou o sargento.

Após o salvamento, a criança foi encaminhada para uma unidade hospitalar para receber os cuidados médicos necessários.

Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar destaca a importância de manter a calma e acionar rapidamente o ramal 193. Em casos de engasgo, recomenda-se buscar orientação profissional e evitar procedimentos que possam agravar o quadro. Ter conhecimento básico sobre manobras de primeiros socorros pode ser decisivo para salvar vidas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em indústria de produção de algodão

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.

Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.

Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora