Connect with us

Sorriso

Bombeiros ministram curso de primeiros socorros a equipes da Prefeitura

Publicado

em

Treinamento será realizado com equipes de várias secretarias

Já imaginou se alguém começa a se engasgar na sua frente, quase a ponto de sufocar? E já imaginou você saber exatamente o que fazer e resolver a situação de forma hábil e ágil? Pois é, para que tudo dê certo naquelas ocorrências que acontecem “do nada” e podem colocar a vida de alguém em risco, o 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso firmou uma parceria com a Prefeitura de Sorriso para ministrar cursos de primeiros socorros.

Por meio da Escola de Gestão, que integra a Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi organizado o cronograma de treinamentos, que serão ministrados a equipes de várias secretarias. A primeira turma a participar do momento de formação foi a da Secretaria Municipal de Cultura (Semct), com aula realizada na Biblioteca Pública Monteiro Lobato.

O curso oferta noções de primeiros socorros e ainda de prevenção e combate aos incêndios. Entre os tópicos de primeiros socorros estão a avaliação da vítima e da cena; desobstrução das vias áreas por corpo estranho (engasgo); controle de hemorragias; procedimentos diante de um mal súbito e reanimação cardiopulmonar (RCP)

Já nas orientações ligadas ao combate ao fogo, os militares discorrem sobre como o que fazer diante de um sinistro; evacuação; uso dos preventivos de segurança contra incêndio e pânico; bem como a prevenção aos incêndios florestais.

“Somos muito gratos aos bombeiros por essa parceria, tão importante e tão necessária para nossos servidores”, destaca o diretor da Escola de Gestão, Miro Ribeiro, reiterando que ter este conhecimento é fundamental e pode realmente salvar vidas. “Mesmo nas situações em que é urgente acionar os Bombeiros ou o Samu, este primeiro atendimento bem feito, respeitando os princípios básicos de salvamento e preservação da vida, é fundamental até a chegada das equipes”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Sinalização de pontos turísticos pauta reunião na Prefeitura

Publicado

em

Por

Empresa finalizou projeto, que será analisado para, na sequência, ser implantado

A sinalização dos pontos turísticos de Sorriso avançou mais um passo: na manhã desta quarta-feira (22 de abril), a empresa licitada para fazer o planejamento deste processo, a Proplan, apresentou, por meio de videoconferência, o estudo para a implantação da sinalização.

Durante a apresentação, foi detalhada a metodologia utilizada para a elaboração do projeto, indicando os pontos estratégicos para instalação das placas no Município. “A proposta tem como objetivo orientar moradores e visitantes, facilitando o acesso aos principais atrativos turísticos de Sorriso”, destaca o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (Semdet), Nelson Eduardo Pereira da Costa.

Com a apresentação aos representantes da Semdet, da Secrataria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), bem como da Secretaria da Cidade (Semcid). Depois da análise técnica, o processo segue para uma nova etapa: a licitação da empresa que fará as placas, bem como a instalação delas na cidade.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora