Connect with us

MUNDO

Crise climática e desigualdade social marcam debate de Fórum Social

Publicado

em

Justiça climática, combate aos impactos do capitalismo e das desigualdades sociais e o conflito na Faixa de Gaza foram temas abordados no primeiro dia do Fórum Social Mundial (FSM), em Katmandu, capital do Nepal. Movimentos sociais e ativistas de todo o mundo se reúnem até segunda-feira (19) no país asiático para uma nova edição do evento. A organização espera entre 30 e 50 mil pessoas de mais de 90 países para participarem das mais de 400 atividades previstas.

Sob o lema “Um outro mundo é possível”, o fórum é um espaço de reunião da sociedade civil para troca de ideias, experiências, formulação de propostas e experiências “em favor de uma abordagem social e inclusiva do desenvolvimento”.

“Atualmente, o mundo é marcado por uma concentração de riqueza e poder nas mãos de um grupo seleto, agravada pelo impacto adicional da pandemia, que privou ainda mais os indivíduos da sua identidade e dignidade no quadro do capitalismo neoliberal. A humanidade encontra-se numa encruzilhada crítica, à medida que o aquecimento global e as tensões geopolíticas ameaçam o futuro da humanidade”, diz a página do FSM na internet.

“Por outro lado, contudo, estão a surgir numerosos movimentos de resistência em todo o mundo, incluindo vários movimentos sociais e alternativos que visam desafiar as forças hegemônicas dominantes. Consequentemente, as pessoas exigem um mundo mais equitativo e sustentável para residir”, acrescenta.

A abertura do evento começou com uma marcha pelo centro de Katmandu, cidade com cerca de 5 milhões de habitantes. O país foi escolhido para sediar o FSM por ter passado, nas últimas cinco décadas, por um processo de democratização e por transformações políticas e sociais significativas.

Temas

Em quatro dias, os participantes irão debater desigualdade econômica, discriminação das minorias, uso da terra, soberania alimentar, segurança, acesso à educação, saúde, habitação e segurança, conflitos mundiais e outros temas.

Os primeiros três dias serão focados no compartilhamento de informações, networking, intercomunicação e construção de alianças, por meio dos painéis temáticos, fóruns, assembleias e atividades auto-organizadas.

O último dia, 19 de fevereiro, será formulado um documento que irá reunir as decisões dos participantes.  

O FSM foi criado em 2001, em Porto Alegre, na perspectiva de ser um contraponto à realização do Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que reúne anualmente empresários e governantes dos países mais ricos do mundo.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Vídeo: Adolescente esfaqueia padre durante culto

Publicado

em

Por

Bispo foi esfaqueado em Sidney
Reprodução

Bispo foi esfaqueado em Sidney


Nesta segunda-feira (15), um ataque chocante ocorreu na cidade de Sidney, quando um adolescente de 15 anos atacou com uma faca contra um bispo ortodoxo durante um culto na igreja local. O ataque não só deixou o líder religioso ferido, mas também outras três pessoas que estavam presentes no momento.

O caso aconteceu quando o garoto, vestindo roupas escuras, se aproximou do altar e desferiu um golpe de faca no padre, causando pânico e medo entre os fiéis que presenciavam a cerimônia.

Rapidamente, outras pessoas que estavam no local se mobilizaram para ajudar o bispo e impedir que o adolescente continuasse a agredir outras pessoas. Durante a intervenção, um segundo clérigo também foi ferido pelo agressor.

Após o ataque, o adolescente ficou com ferimentos nas mãos e precisou ser levado para receber atendimento médico para tratar de suas lesões.

Além disso, dois policiais também foram hospitalizados devido a serem atingidos por objetos como garrafas e tijolos durante os protestos que se seguiram ao incidente. Houve relatos de vandalismo em carros durante os tumultos, mas nenhuma vítima corre risco de morte.

Esse trágico episódio acontece apenas dois dias após outro ataque com faca na cidade, ocorrido em um shopping no último sábado (13).

Nesse caso, um homem de 40 anos, que sofria de problemas mentais, causou a morte de seis pessoas e deixou outras feridas antes de ser neutralizado pela polícia.

Assista ao vídeo:


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora