Connect with us

Sorriso

De janeiro a dezembro, Sorriso teve 286 casos confirmados de dengue

Publicado

em

Menos do que o registrado em 2022

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), divulgou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Lira 2023), dos casos de dengue em Sorriso, de janeiro a agosto de 2023. Que encerrou o ano contabilizando 286 confirmados, sendo 01 considerado grave, portanto, um índice de 1,96 no Município.

Além da dengue, outra preocupação são as notificações de Zika e Chikungunya no mesmo período, que contabilizou os seguintes números: Zika com 02 casos confirmados e Chikungunya, com 04 registros confirmados.

Apesar dos números serem considerados altos, o quantitativo de 2023 representa menos da metade no comparativo a 2022, quando houve 2298 casos registrados.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, ressalta que, as pessoas precisam estar atentas a sinais de alarme, que ocorre quando há sintomas como dor abdominal intensa, vômito constante e necessidade de internação. Já na dengue grave ocorre reação mais drástica do organismo ao vírus, com sintomas como alteração dos batimentos cardíacos, vômitos persistentes e sangramentos, que podem ser nos olhos, gengiva, ouvidos e/ou nariz.

Ela ressalta que manter quintal, calhas e terrenos baldios limpos, evita criadouros não só de Aedes, mas de várias outras espécies peçonhentas, entre os principais pontos com larvas, estão as plantas.

“Os números deste ano são menores que os do ano passado, mas não nos dá o direito de relaxar na prevenção. Dengue, Zika e Chikungunya são coisas sérias e podem matar. Precisamos nos unir contra esse mosquito que tem aterrorizado a saúde da nossa população” frisa.

Os bairros com maior incidência foram:

São Matheus 18 confirmados;

Rota do Sol 17 confirmados;

Centro 16 confirmados;

São Domingos 14 confirmados;

Bela Vista 14 confirmados;

Distrito de Boa Esperança 09 confirmados;

Mário Raiter 08 confirmados.

E como fazer para prevenir o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya? Aí vão algumas dicas e cuidados.

• Colocar areia nos vasos de plantas;

• Descartar recipientes sem uso, que acumulem água parada;

• Retirar matérias inservíveis e disponibilizar para a coleta seletiva;

– Higienizar calhas, vasilhas dos animais com frequência;

• Cuidar de quintais

• Manter o lixo em sacos fechados

• Manter tampado, caixas, tonéis e barris de água.

“Agora os cuidados devem ser redobrados no período chuvoso, a população vai ter que fazer o dever de casa para evitar a proliferação de mosquitos. Não é fácil, mas podemos ter bons resultados se fizermos nossa parte”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Coordenador de novos negócios do PIT de São José dos Campos palestrará em Sorriso

Publicado

em

Por

Fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento sustentável. É essa a missão de um encontro programado para a próxima quarta-feira, dia 19. Na data, Sorriso irá receber o coordenador de novos negócios do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP), Amaury Acatauassú que irá apresentar os programas desenvolvidos no parque paulista. O encontro terá início às 19 horas no Auditório Farroupilha.

“Esse momento com o Amaury será uma oportunidade para pequenos, médios e grandes empresários sorrisenses conhecer um pouco da metodologia do PIT que trabalha diretamente com empreendedorismo e inovação”, frisa o gestor da pasta de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi.

De acordo com a própria descrição do Parque, o PIT é um ambiente que promove ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em busca do desenvolvimento das empresas e instituições vinculadas, agindo como o ponto de conexão entre empresas de todos os portes, universidades e institutos de pesquisa, políticas públicas e sociedade. O Parque está presente em todas as fases de um negócio, desde a ideia até a internacionalização.

A intenção, destaca Denardi, é trazer um pouco dessa expertise para Sorriso e apresentar aos empreendedores locais. “É justamente esse o trabalho que a Prefeitura pretende ofertar assim que o nosso espaço, o Parque Tecnológico Luiz Giroletti, estiver em pleno funcionamento”, finaliza.

A palestra é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Serviço:

O que: apresentação institucional do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos/SP

Com quem: com o coordenador de novos negócios do PIT, Amaury Acatauassú

Data e horário: 19 de junho, às 19 horas

Local: Auditório Farroupilha, Centro de Eventos Ari José Riedi

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora