Connect with us

Diamantino

Diamantino celebra o primeiro nascimento de 2026 no Hospital Municipal

Publicado

em

O início de um novo ano simboliza novos começos e histórias que se renovam. Em Diamantino, esse momento foi marcado pelo nascimento do primeiro bebê de 2026, registrado no dia 2 de janeiro, às 08h da manhã, no Hospital Municipal São João Batista. O pequeno Raell Ferreira veio ao mundo por cesariana, pesando 3,370 kg e medindo 53 centímetros.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, o Hospital Municipal é referência em atendimento materno-infantil para Diamantino e toda a região. Somente em 2025, a unidade registrou mais de 700 nascimentos, atendendo não apenas gestantes do município, mas também de cidades vizinhas.

“Nosso compromisso é com a vida e com o bem-estar dessas mães e bebês, oferecendo um atendimento acolhedor em um momento tão importante e ficamos muito felizes com a notícia do primeiro nascimento.”

A mãe do pequeno Raell, Agata dos Santos, destacou a confiança e acolhimento que a equipe responsável pelo seu parto passou.

“A equipe me passou muita confiança, explicou tudo e foi tudo muito rápido. Quando percebi, já estava com meu filho nos braços. Eles são muito pacientes, educados e ajudam em tudo, ainda mais por ser meu primeiro filho.”

Suzana Dockhorn, responsável técnica, ressaltou que o cuidado começa desde a chegada da gestante ao hospital, com acolhimento na admissão e escuta qualificada. A segurança do paciente também é prioridade, com a identificação da mãe e do bebê por meio de pulseiras contendo dados essenciais, como nome completo.

Suzana ainda destacou que a gestante tem, por lei, o direito a um acompanhante de sua escolha durante a internação. No centro cirúrgico, cada etapa do procedimento é explicada de forma clara, desde a anestesia até o posicionamento, permitindo que a mulher se sinta protagonista do seu parto.

“Desde a admissão até o pós-parto, todo o processo é construído com base no acolhimento, na segurança e na informação. Nosso objetivo é que a gestante se sinta segura, acolhida e protagonista desse momento”

A enfermeira e responsável pela área da maternidade, Larissa Lima, explicou que após a admissão, a gestante é encaminhada ao leito de internação, onde são avaliados os sinais vitais, o histórico clínico e o plano de parto. Todo o ambiente é preparado para transmitir segurança a fim de reduzir a ansiedade e proporcionar mais tranquilidade à mãe.

Segundo Larissa, após o nascimento, a unidade prioriza a Hora de Ouro (Golden Hour), um momento fundamental para o vínculo entre mãe e bebê. Sempre que o recém-nascido apresenta boa vitalidade, são estimulados o contato pele a pele imediato, a amamentação precoce e o clampeamento tardio do cordão umbilical.

“No trabalho de parto natural, a gestante é acolhida em uma sala de pré-parto ampla e confortável, onde pode caminhar, se movimentar, utilizar a bola suíça, tomar banho morno e contar com toda a estrutura necessária para viver esse momento com segurança, conforto e tranquilidade até a chegada do bebê.”

O parto ocorreu por volta das 08h, realizado pelo médico obstetra, Dr. Ilton Saragiotto, o médico anestesista, Dr. Reinaldo Almeida, o médico pediatra Dr. Durval Maciel, o enfermeiro, Marcos Antônio de Jesus Mendes e as técnicas de enfermagem, Patrycia Conceição de Almeida Costa Pondé, Helen Kayane de Oliveira Nascimento e Josiane Silva dos Santos.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido com inscrições gratuitas

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Diamantino e a Federação Mato-Grossense de Xadrez, realiza, entre os dias 11, 18 e 25 de maio, o 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido de Diamantino. A iniciativa visa incentivar a prática do xadrez, promover a integração entre os participantes e fortalecer o esporte no município.

A competição será realizada na quadra poliesportiva “Luciano Lamp”, localizada na Praça Francisco Ferreira Mendes, no bairro da Ponte, reunindo competidores de diferentes idades e níveis de experiência.

De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em seis categorias, contemplando desde o público infantil até a categoria adulta, garantindo ampla participação da comunidade.

As partidas serão disputadas na modalidade de xadrez rápido, seguindo as regras oficiais da FIDE, com ritmo de jogo de 15 minutos, mais 5 segundos de acréscimo por lance.

A programação tem início no dia 11 de maio, com recepção, confirmação das inscrições e realização das duas primeiras rodadas. As demais rodadas acontecem nos dias 18 e 25. Ao final da última etapa, será realizada a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, por meio de formulário eletrônico.

Acesse o regulamento completo, clicando aqui.

O secretário de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, reforçou o convite para que toda a população participe e destacou que a iniciativa vai além da competição, mas que busca promover a inclusão, a convivência e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte.

“Esse campeonato representa um passo importante para o fortalecimento do esporte em Diamantino. Nosso objetivo é ampliar o acesso à prática esportiva e criar oportunidades de integração para toda a comunidade, valorizando os talentos locais.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora