Nesta quarta-feira (06.11), a primeira-dama de Mato Grosso e embaixadora mundial do Jiu-Jitsu, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, participaram da abertura do Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi. O evento contou com a presença do Xeique Khaled bin Mohamed Al Nahyan e do chefe de Segurança Nacional, Abdulmunem Al Sayed Mohamed al Hashimi.
Realizado na Arena Mubadala, um dos maiores palcos de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes, o evento reúne competidores de 131 países, incluindo 21 nações com delegações de paratletas. A Arena tem capacidade para receber cerca de cinco mil participantes. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secel, e articulação da primeira-dama Virginia Mendes, através do Programa SER Família Inclusivo, 18 paratletas e atletas da inclusão reversa representam Mato Grosso nas competições.
O brasileiro Sérgio Omizolo, que reside com sua família em Abu Dhabi há 14 anos e faz parte do comitê de organização do campeonato da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), recepcionou o governador e a primeira-dama. Ele ressaltou o alto nível dos atletas e paratletas participantes, que variam de faixas-brancas a faixas-pretas, nas categorias masculina, feminina e paradesportiva.
“Aqui estamos preparados para receber os melhores atletas e paratletas do mundo. Este evento é uma vitrine para talentos do Jiu-Jitsu e um ponto de encontro para a comunidade global da modalidade. Algo que nos enche de orgulho é o investimento do país neste esporte, focado na qualidade de vida da população e na formação de crianças e jovens com uma vida saudável e disciplinada”, afirmou Omizolo.
“É uma honra receber o governador Mauro Mendes e nossa embaixadora mundial, a primeira-dama Virginia Mendes, que tem sido fundamental para o avanço dos paratletas de Mato Grosso. Sua dedicação ao esporte é impressionante”, destacou Sérgio Omizolo.
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia entregaram medalhas aos atletas classificados nas primeiras etapas da competição.
“Trabalhamos muito para estarmos aqui com nossos atletas e paratletas. Quero agradecer a todos que nos receberam com tanta atenção, especialmente aos senhores Fahad Alshami e Tareq Al Bahri da UAEJJF, que têm liderado essa missão com o admirável Abdulmunem. Tivemos também o prazer de conhecer o campeão de Jiu-Jitsu Renzo Gracie, uma figura de grande influência aqui. Tenho certeza de que, com essa aproximação, mais pessoas serão transformadas em nosso estado através do esporte”, disse Virginia Mendes.
“Ser madrinha nacional e embaixadora mundial do Parajiu-Jitsu é uma grande honra. Minha responsabilidade aumenta a cada dia, mas ver a transformação que o esporte traz para a vida das pessoas é algo indescritível”, afirmou Virginia Mendes.
O governador reconheceu a importância dada ao Jiu-Jitsu em Abu Dhabi, onde o esporte é considerado uma ideologia de vida. “No Brasil, o Jiu-Jitsu tem sua relevância, mas aqui em Abu Dhabi ele é o esporte nacional. É obrigatório nas escolas, na segurança pública, no exército – todos praticam. Essa decisão foi tomada pelo Xeique há muitos anos. O Jiu-Jitsu cria grandes conexões, e estamos aqui para fortalecer esses laços com os Emirados Árabes e prestigiar nossos atletas de Mato Grosso”, destacou Mauro Mendes.
Ele também anunciou a intenção de sediar uma competição de Jiu-Jitsu em Mato Grosso em breve. “Queremos realizar uma competição em nosso estado para fortalecer os laços de amizade e colaboração através deste esporte, e, como consequência, ampliar as relações comerciais com os Emirados Árabes”, afirmou.
Participaram também da abertura o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP), Elcirley Luz, o vice-presidente Mário Édson (Cowboy), e os empresários Mário Aleixo, Diogo Neto e Hélio Schoor, além da coordenadora de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.
Nesta quinta-feira (07.11), atletas da inclusão reversa e paratletas de Mato Grosso competirão às 14h30 (horário local) e às 06h (horário de Mato Grosso). O governador Mauro Mendes retorna ao Brasil hoje, enquanto a primeira-dama Virginia Mendes e o secretário David Moura permanecerão em Abu Dhabi para acompanhar as competições.
Julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Cuiabá nesta terça-feira (10), o réu Juberlandio Diniz Alvarenga foi condenado a 20 anos de reclusão pelo homicídio de Roger André Soares da Silva com 30 facadas. O Conselho de Sentença acolheu a tese do promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins e reconheceu que o crime foi cometido por motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O condenado iniciará o cumprimento da pena em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.