Connect with us

Cuiabá

Entrega da premiação do 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil será nesta quarta-feira (28)

Publicado

em

Criatividade, originalidade, comunicabilidade, além da qualidade artística voltada ao tema ‘combate e erradicação do trabalho infantil’. Esses foram os critérios analisados pela Comissão Julgadora, composta por especialistas na arte e cultura, nos desenhos produzidos pelas crianças e adolescentes assistidos pelos programas Siminina e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV), no 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ao todo, foram selecionados dezesseis (16) trabalhos, sendo seis de cada programa, e eles foram avaliados por uma comissão julgadora composta pelos profissionais de arte Paty Wolff, Sérgio Venny e João Paulo do Carmo.

O concurso, realizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, contou com a participação de 1.547 crianças e adolescentes. Desse montante, 1.100 obras de arte são de garotas que participam do programa Siminina, enquanto os outros 447 participantes são do SCFV.

Do total de desenhos inscritos, passaram para a segunda fase 125 desenhos, e 12 (doze) deles foram selecionados, sendo 03 (três) divididos por categoria e faixa de idade. Na categoria SCFV 1 (6 a 12 anos), os desenhos escolhidos foram: Daniel Fernandes – Cras Tijucal; Jasmin Isabeli – Cras Jardim União e Haziel Augusto – Cras Osmar Cabral. Já para a faixa etária de 13 a 17 anos, os selecionados foram os assistidos João Pedro Miranda – Cras Tijucal; João Victor – Cras Nova Esperança e Victor Geneses – Cras Osmar Cabral.

Relacionados ao programa Siminina 1 (06 a 12 anos), os desenhos selecionados foram: Geomarlis Roximar – Unidade Bela Vista; Maryana de Oliveira – Unidade Santa Isabel e Emille Cristini – Unidade Santa Isabel. Na faixa etária de 13 a 15 anos, as participantes escolhidas foram: Amanda Karolina – Unidade Capão do Gama; Evellyn Neves – Unidade Distrito da Guia e Rayane Cristina – Unidade Chácara dos Pinheiros. A relação não está em ordem de classificação. As colocações serão anunciadas na cerimônia de entrega das premiações.

“A temática aparece, assim como outras relacionadas às famílias. Em muitos desenhos, foram retratados assuntos voltados para a família, ou seja, casos de crianças que estão tendo que ser adultos precocemente e não têm a chance de serem crianças, de fazerem coisas de crianças. Através da ludicidade, eles misturaram sentimentos por entenderem que o trabalho infantil pode ser considerado alguns deveres de casa em desacordo com a faixa etária. Os riscos fortes, com cores escuras e olhares tristes, demonstram a vontade desse público de estarem em lugares lindos e com muitas brincadeiras”, comentou a representante da Comissão Julgadora, Paty Wolff.

Um desenho que chamou muito a atenção da especialista foi um onde foi retratado uma espécie de gibi, uma história em quadrinhos, retratando elementos que a criança trouxe de acordo com a sua realidade e vivência. “Sem dúvida nenhuma, os participantes atingiram o objetivo do concurso. Contaram, através dos desenhos, o que elas pensam e vivem no dia a dia. As nossas expectativas foram superadas”, acrescentou.

“Este é o primeiro concurso que tem como público-alvo os participantes de serviços e programas sociais oferecidos pela gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Sabemos que as crianças e os adolescentes são multiplicadores de informações, pois tudo o que aprendem nas escolas ou em atividades extracurriculares é compartilhado com suas famílias. Com isso, aumentamos ainda mais o número de pessoas que compreendem a necessidade da prevenção e do combate ao trabalho infantil. O lugar de criança é na escola”, declarou a primeira-dama, Marcia Pinheiro.

A entrega da premiação será nesta quarta-feira, a partir das 13h30, no auditório do Sesc Arsenal.

O Sesc Arsenal fica na Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT, 78020-000.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora