Connect with us

CIDADES

Faissal cobra explicações do Estado acerca do combate contra a meningite tipo B

Publicado

em

Da Redação

Requerimento pede informações urgentes à Secretaria de Saúde após casos e óbitos recentes no estado

O deputado Faissal Calil (PL) apresentou, durante sessão plenária de hoje (29), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, requerimento solicitando informações urgentes à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) sobre as ações adotadas no enfrentamento à meningite, com foco na ausência de cobertura vacinal para o tipo B.

No documento, o parlamentar questiona quais medidas imediatas foram ou serão adotadas diante dos recentes casos e óbitos suspeitos de meningite bacteriana no estado. O requerimento também busca esclarecer se há um plano estadual estruturado de enfrentamento da doença, com protocolos específicos de prevenção, diagnóstico e resposta rápida.

Outro ponto levantado por Faissal diz respeito à falta de estratégias para viabilizar o acesso à vacina contra meningite tipo B, atualmente disponível apenas na rede privada. O deputado solicita informações sobre eventuais estudos técnicos ou análises de viabilidade para aquisição do imunizante com recursos próprios do Estado, além de questionar se houve articulação com o Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal no Sistema Único de Saúde (SUS).

O parlamentar também cobra dados atualizados sobre casos e óbitos por meningite em Mato Grosso, detalhados por tipo, faixa etária e região, bem como informações sobre ações de orientação e alerta à população diante da gravidade da doença.

Na justificativa, Faissal destaca episódios recentes registrados no município de Sinop, que resultaram na morte de duas jovens da mesma família em curto intervalo de tempo, gerando grande comoção social e levando inclusive à suspensão de aulas. Segundo ele, os casos evidenciam falhas na prevenção e levantam preocupações sobre a capacidade de resposta do poder público.

“O acesso à saúde é um direito constitucional, e cabe ao Estado garantir políticas eficazes de prevenção. A ausência de medidas mais amplas, especialmente em relação à vacina contra a meningite tipo B, exige esclarecimentos urgentes e acompanhamento com a esfera federal”, aponta o deputado no documento.

Continue Lendo

Cuiabá

Operação Santa Terezinha reforça limpeza urbana e melhora condições de vida no Grande Coxipó

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá deu continuidade nesta semana à Operação Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, região do Grande Coxipó, com uma série de ações de limpeza e manutenção urbana que vêm impactando diretamente a rotina dos moradores. Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação acompanhou os trabalhos executados pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e ouviu a população sobre os resultados da iniciativa.

A operação teve início nos dias 17 e 18 de abril, com uma força-tarefa que mobilizou 345 trabalhadores em serviços de limpeza pesada, roçagem, capina e retirada de resíduos. Na sequência, os trabalhos foram mantidos por mais nove dias com uma equipe fixa de 36 colaboradores, responsáveis pelo acabamento e conservação das áreas atendidas.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, a ação contemplou as avenidas A, B e C, além de oito áreas públicas e a região do linhão. “Utilizamos maquinário pesado para eliminar bolsões de lixo, realizamos o cata-treco em todo o bairro e contamos com trator com roçadeira. É uma operação que atende uma região com estimativa de 14 a 18 mil moradores, o que reforça sua relevância”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, os resultados já são perceptíveis. “Houve melhoria significativa das condições de limpeza urbana, com retirada de pontos críticos de descarte irregular e requalificação dos espaços públicos”, destacou.

A ação dá continuidade ao mutirão iniciado no último dia 17, quando cerca de 30 toneladas de resíduos foram retiradas somente no primeiro dia de trabalho, contribuindo para a eliminação de focos de doenças e a melhoria do ambiente urbano.

Moradores relatam mudanças no dia a dia

Entre os moradores, a percepção é de avanço nas condições do bairro. O aposentado Antônio Fernandes da Silva afirma que a limpeza trouxe mais conforto e segurança. “Antes havia muito mato alto e sensação de abandono. Agora, com a presença mais constante da prefeitura, o ambiente está mais saudável, principalmente para os idosos”, disse.

A merendeira aposentada Luzemar Chaves do Nascimento também destacou a mudança. “Sinto que a limpeza do bairro está melhorando bastante. Hoje mesmo vi equipes trabalhando e fiz questão de parabenizar as mulheres entre os trabahadores. São verdadeiras guerreiras”, relatou.

Para o motorista Valmir de Lima, a manutenção das vias era uma demanda antiga. “Há muito tempo esse serviço não era feito. Agora vemos as margens limpas, o que ajuda na segurança e na prevenção de doenças como dengue e chikungunya”, observou.

A liberação das calçadas foi outro ponto ressaltado pelos moradores. “Antes éramos obrigados a andar pela rua por causa do mato. Agora está muito melhor para circular com segurança”, afirmou o vigia Adão Luiz dos Santos.

Já o comerciante Idiney Sampaio Nunes destacou o impacto mais amplo da ação. “A limpeza, o recolhimento de entulhos e o cata-treco trouxeram uma mudança muito positiva. A presença da prefeitura é evidente no dia a dia”, disse.

Por fim, o morador Waldemar Pinheiro também destacou os impactos da ação na segurança e no cotidiano da comunidade. “Antes, o mato alto gerava insegurança, principalmente para quem precisa sair cedo de casa. Agora, com as avenidas e canteiros limpos, há mais tranquilidade. Em forma de agradecimento, oferecemos lanches e café às equipes que trabalharam na Avenida B. São profissionais dedicados, e ficamos gratos ao ver o bairro recebendo a atenção que merece”, relatou.

Manutenção e conscientização

Apesar dos avanços, moradores também apontam a importância da continuidade dos serviços e da colaboração da comunidade. “É fundamental que a manutenção seja periódica e que todos façam sua parte, evitando o descarte irregular de lixo”, reforçou a empresária Lucineia Gonçalves Santana.

A Operação Santa Terezinha integra o cronograma contínuo de zeladoria urbana da Prefeitura de Cuiabá, com foco na limpeza, conservação dos espaços públicos e melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora