Connect with us

Lucas do Rio Verde

Gestão entrega Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão

Publicado

em

Uma noite de emoções e de grandes conquistas na entrega do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão. O evento, realizado nesta sexta-feira (17), marcou a conclusão do megaprojeto produzido pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O inventário participativo é uma ferramenta que envolve a comunidade com o objetivo de pesquisar, documentar e preservar os bens culturais de um determinado grupo social, para que haja reconhecimento patrimonial. Sendo assim, para a conclusão do projeto foi necessário a colaboração dos moradores da Comunidade São Cristóvão.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Inventariar é um modo de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. É ter um olhar voltado aos espaços da vida, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio do local. O patrimônio cultural forma-se a partir de referências culturais que estão presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações.

“É com muita alegria que nós celebramos um dia como esse, após uma dedicação incansável da Secretaria, e também de todo o esforço dos moradores de São Cristóvão. Esse, de fato, é um momento memorável, e que guardará a história de todos que aqui formaram sua família e construíram suas histórias ao longo dos anos”, pontua o prefeito Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o Museu Histórico identificou a festa de São Cristóvão como uma manifestação cultural, que teve início em 1976, com reuniões nas casas do morados, com atos de fé e festa, que possibilitavam o convívio mais próximo.

“Esse local foi marcado pelo empenho, trabalho e muita dedicação. Após dois anos de muita pesquisa teremos isso documentado e a gestão entrega para comunidade um documentário que guardará a memória e as histórias desses pioneiros que tanto lutaram pelo seu espaço. O documentário está emocionante e cheio de boas narrativas”, explica Luciana.

Os moradores se emocionaram durante a exibição de trechos do documentário. Para a pioneira Cecília Lazzari, ter a história registrada pelo museu é muito importante para as próximas gerações.

“Eu acho muito importante essa entrega para nós, pioneiros. Nossa história vai ficar registrada para os jovens, nossos netos, nossos bisnetos, eles que vão usufruir daquilo que nós deixamos. É uma honra muito grande para todos da comunidade, saber que as pessoas que aqui vierem visitar, saberão da nossa história”, conta a pioneira.

O documentário completo estará disponível em breve, no acervo do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, que se prepara agora para a mudança de sede, que será na Casa de Pedra.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com edital aberto para seleção de projetos inovadores

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e departamento de inovação, está com inscrições abertas, para o Chamamento Público para Teste de Soluções Inovadoras, por meio do Edital nº 001/2024.

O objetivo é selecionar propostas para serem implantadas na administração pública, promovendo modernização dos serviços oferecidos na gestão, estimular a inovação, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a transformação digital.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente de 15/10 à 17/11 no seguinte link: https://forms.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=8RIDMEB462VK7QFLSTXY

Este é o primeiro projeto de inovação aberta em que pessoas físicas, empresas, instituições de ensino e Startups que possuem um projeto de inovação possam participar com apresentação de uma proposta bem elaborada.

A iniciativa faz parte do “InPacto Lucas”, que visa transformar Lucas do Rio Verde em uma referência nacional em economia verde. Integram o InPacto Lucas 12 projetos, dentre os quais o “Sandbox Digital – cidades digitais”, movimento que tem como estratégia testar novos soluções inovadoras.

O Sandbox é um ambiente controlado, projetado para testar e implementar novas tecnologias. Em Lucas do Rio Verde, essa iniciativa visa conectar soluções inovadoras com os desafios da cidade e também aumentar a eficiência da administração pública por meio de inovação e tecnologia, em conformidade com nossa Lei de Inovação (3457/2022).

As temáticas disponíveis para participar do chamamento público, são nas seguintes áreas: gestão inteligente de resíduos, transição energética, educação, saúde digital, transformação urbana, transformação digital de governo, desburocratização, água e saneamento, inclusão digital e conectividade, mobilidade sustentável, automatização e eficiência de projetos.

Os interessados encontram no Edital todas as informações e o formulário para inscrição, com a documentação necessária para participar. As informações fornecidas são sigilosas e respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora