Connect with us

Sinop

IBGE aponta 196 mil habitantes em Sinop: expectativa de Dorner era censo acima de 200 mil moradores

Publicado

em

Sinop está com 196.067 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, cujo resultado final foi divulgado ontem (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, apesar de apresentar aumento significativo quando comparado com a pesquisa anterior, em 2010, ocasião em que a soma atingiu pouco mais de 113 mil habitantes, não alcançou as expectativas do prefeito Roberto Dorner (Republicanos).

“Para mim, foi uma surpresa. Tínhamos a expectativa de que passaria de 200 mil habitantes, mas, a gente tem que acreditar porque eles que fizeram a contagem. Mas, assim mesmo, fico em dúvida porque acho que tem, sim, mais de 196 mil. A gente vê que o Mato Grosso inteiro está crescendo, mas Sinop é diferente. Sinop cresce muito mais, então, nós esperávamos que ultrapassasse os 200 mil, infelizmente veio essa contagem e temos que aceitar”, destacou Dorner, ao avaliar os resultados.

O resultado final foi menor até em relação a prévia divulgada, em dezembro de 2022, pelo próprio IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU), quando estimou-se uma população de 199.698 habitantes. Ou seja, na revisão do instituto, o município acabou ‘perdendo’ mais de 3,6 mil moradores.

Com o resultado, Sinop continua ocupando a posição de 4ª maior cidade mato-grossense, ficando atrás da capital Cuiabá (650.912), Várzea Grande (299.472) e Rondonópolis (244.897), no entanto, deixa de receber mais investimentos e recursos importantes provenientes do Governo Federal, para a população, como, por exemplo, a implantação de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Se tivesse mais habitantes, se passasse de 200 mil, caberia mais uma UPA e mais alguns recursos do Governo Federal, mas, enfim, temos que aceitar, é uma contagem feita pelo Governo Federal através do IBGE. Sinop está de parabéns por estar crescendo muito, mas é uma pena porque tínhamos a expectativa de mais habitantes na cidade e infelizmente, na contagem, não deu, não alcançou aquilo que esperávamos”, reforçou Dorner.

Conforme o IBGE, Mato Grosso conta atualmente com 3.658.813 habitantes.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa e mapeam perfil dos visitantes da Exponorte 2026

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), realizou uma pesquisa durante a Exponorte 2026 para identificar o perfil dos visitantes que participaram do evento. O levantamento ocorreu durante os dois finais de semana da feira.

A proposta da pesquisa é transformar os dados coletados em informações estratégicas para o planejamento do turismo local e regional. O município busca obter diagnóstico mais preciso sobre o perfil dos visitantes, impacto econômico gerado pela Exponorte e potencial de crescimento do turismo de eventos em Sinop.

Entre as informações levantadas estão a origem dos visitantes, tempo de permanência na cidade, gastos durante a estadia, motivação da viagem e percepção sobre o município. Segundo a organização, a Exponorte 2026 reuniu cerca de 230 mil pessoas durante os quatro dias principais de evento.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que o levantamento faz parte da estratégia do município para fortalecimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). “Sinop trabalha esse conceito internacional que envolve conectividade, tecnologia, experiências e sustentabilidade. Para isso, nós precisamos ter uma base sólida de dados e as pesquisas possuem papel fundamental nesse processo. Essa mesma pesquisa foi aplicada na Norte Show, que possui perfil voltado aos negócios e à tecnologia, e agora também na Exponorte, que possui característica mais voltada ao lazer e entretenimento. O objetivo é compreender as diferenças entre esses públicos e como eles contribuem para a economia de Sinop”, explicou.

Leidiane Viegas também ressaltou a parceria com o Governo do Estado para desenvolvimento da pesquisa e elaboração dos dados técnicos. “Essa pesquisa ocorre em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, que possui metodologia própria para compilação e análise das informações. Nos próximos dias, nós devemos divulgar os resultados tanto da pesquisa realizada na Norte Show quanto da pesquisa desenvolvida durante a Exponorte. Esses dados serão importantes para direcionar ações futuras e fortalecer o turismo de eventos no município”, afirmou.

A turismóloga residente técnica da Sedec-MT, Bruna Verão, explicou que o levantamento busca fornecer informações estratégicas para o planejamento turístico do estado e dos municípios. “Essa pesquisa possui o objetivo de levantar informações estratégicas sobre os participantes do evento, como motivação da viagem, percepção sobre o município e meios de hospedagem utilizados. Nós já realizamos esse levantamento em municípios como Alta Floresta e Barra do Bugres, e agora estamos pela segunda vez em Sinop. Esses dados possuem grande importância para o planejamento do município e também do Estado de Mato Grosso, principalmente para fortalecer o turismo de eventos e ampliar a capacidade de organização e promoção dos destinos turísticos”, ressaltou.

A estudante de agronomia Clarice dos Santos, moradora do Espírito Santo, respondeu à pesquisa durante a visita à Exponorte e destacou a experiência positiva vivida em Sinop. “Nós somos do Espírito Santo e essa é a primeira vez que estamos aqui. Viemos por conta do potencial que essa festa possui, para conhecer empresas novas e ampliar contatos. Eu sou estudante de agronomia, então essa experiência possui grande importância para mim. Aproveitei a viagem e já entrei em contato com a Embrapa porque pretendo visitar também. Estou gostando bastante da cidade. Achei Sinop muito organizada, com ruas largas, excelente logística e uma população muito educada no trânsito. A infraestrutura da cidade também me chamou atenção de forma positiva. Nós vamos permanecer dez dias aqui antes de retornar para o Espírito Santo”, relatou.

A visitante Lavínia Fernandes, que atualmente mora em Cuiabá e possui origem em Minas Gerais, também participou da pesquisa e destacou a experiência na cidade durante os dias de evento. “Eu moro atualmente em Cuiabá, mas sou de Minas Gerais. Nós viemos conhecer a exposição, assistir ao show do Luan Santana e também conhecer a cidade. Fizemos vários passeios desde ontem e estou gostando muito de Sinop”, comentou.

Leonardo Sena, de Cuiabá, afirmou que possuía vontade de conhecer a região Norte do estado. “Eu estou gostando muito de conhecer Sinop. Já tinha vontade de conhecer a capital do Nortão e entender melhor essa região. Até agora conheci o shopping, o Parque Florestal e alguns mercados. Nossa passagem será rápida, de sexta a domingo, mas a experiência está sendo muito positiva”, afirmou.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados nos próximos dias pela Prefeitura de Sinop e pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora