Connect with us

Várzea Grande

Jogos Estudantis de Várzea Grande movimentam 1.200 competidores de 41 escolas

Publicado

em

Os Jogos Estudantis Municipais de Várzea Grande foram abertos oficialmente na noite desta segunda-feira (13), no ginásio poliesportivo Fiotão. A cerimônia foi conduzida pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, e marca o início da competição que contará com a participação de 1.200 atletas, de 41 escolas inscritas nesta edição.

A etapa municipal dos Jogos Estudantis tem como objetivo selecionar equipes e atletas que irão representar o município nas fases estadual, regional e nacional dos Jogos Escolares, em modalidades coletivas e individuais.

De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Piranha, fazem parte da programação as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, além de atletismo (incluindo o adaptado), natação, badminton, xadrez, tênis de mesa, artes marciais e ciclismo.

“As disputas começam nesta terça-feira, 14 de abril. As competições coletivas seguem até o dia 30 de abril. Já entre os dias 1º e 3 de maio serão realizadas as provas individuais”, informou o superintendente.

Após a cerimônia de acendimento da pira olímpica, a secretária Maria Fernanda declarou oficialmente abertos os Jogos Estudantis de Várzea Grande 2026. Durante o evento, ela relembrou sua participação nos jogos há 30 anos, quando representou o Colégio Couto Magalhães na equipe de handebol.

“A expectativa de quem vai competir é sempre muito grande. É um momento único para quem gosta e pratica esporte. Fico feliz em ver essa integração entre alunos da rede estadual, muitos dos quais já passaram pela rede municipal”, destacou.

A secretária também agradeceu à prefeita Flávia Moretti pelo incentivo ao esporte no município e ao governador Otaviano Pivetta, que anunciou a climatização do ginásio poliesportivo Fiotão.

Além do Fiotão, as competições serão realizadas em outros espaços esportivos da cidade, como o Centro de Iniciação Esportiva Danilo Campos, o Ginásio Jorge Mussa e o ginásio da Escola Estadual Adalgisa de Barros.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue Lendo

Várzea Grande

Datas comemorativas fortalecem identidade cultural nas escolas

Publicado

em

Por

Trabalhar datas comemorativas no ambiente escolar é fundamental para desenvolver o senso de pertencimento cultural, a identidade social e o respeito à diversidade. As atividades do cotidiano realizadas nas unidades escolares contribuem diretamente para a aprendizagem dos alunos, estimulando também uma visão mais crítica sobre o mundo.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, temas atuais fazem parte do currículo escolar, e cada unidade desenvolve suas ações conforme o próprio planejamento pedagógico.

“Os temas estão inseridos no currículo, e cada escola realiza as atividades de acordo com sua metodologia. Nesta semana, por exemplo, as unidades estão trabalhando a cultura dos povos originários, além do Dia do Livro Infantil”, destacou.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Lúcia Helena de Campos, que atende crianças de 1 a 5 anos, foi organizada uma exposição com artefatos e alimentos típicos dos povos indígenas. A proposta permitiu que os alunos vivenciassem, de forma lúdica, aspectos da cultura dos povos originários.

Já o CEMEI Miguelina de Campos e Silva também promoveu uma exposição com objetos e alimentos tradicionais, proporcionando às crianças contato direto com costumes indígenas.

As unidades CEMEI Izabel Antunes e a EMEB Ruth Martins Santana realizaram atividades de leitura e contação de histórias infantis. O escritor Monteiro Lobato foi homenageado com apresentações teatrais e exposições sobre sua obra, incluindo o clássico Sítio do Picapau Amarelo.

A secretária reforça que a escola desempenha papel essencial no desenvolvimento integral dos alunos. Segundo ela, atividades extracurriculares estimulam o diálogo, fortalecem a aprendizagem e contribuem para a construção de relações interpessoais mais saudáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora