Connect with us

Sinop

Maio vermelho: dia D de prevenção ao Câncer de Boca será neste sábado (27)

Publicado

em

Neste sábado (27), a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), irá promover o dia “D” de prevenção ao câncer de boca. A ação será das 8h às 17h, e contará com orientação e exame das mucosas orais, com atendimento livre demanda, sem necessidade de agendamento.

Será um dia todo dedicado à saúde bucal, em alusão ao Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, que é a principal causa desta e de outras doenças. O mês então ganhou o nome de maio vermelho, onde são intensificadas as ações de prevenção.

A coordenadora da Saúde Bucal do município, Julia Pigosso, ressalta a importância da data. “É uma campanha de prevenção ao câncer de boca, que tem como o objetivo realizar o máximo possível de avaliações das mucosas orais, e orientar a população sobre os fatores de risco para o câncer bucal. O diagnóstico precoce oferece uma chance maior de cura ao paciente”, pontuou.

“O Câncer de Boca pode afetar os lábios, língua, gengiva, assoalho da boca, palato duro, bochecha e outras partes da boca. Os principais fatores de risco para a doença são: tabagismo, álcool, exposição ao sol (lábios), vírus HPV, má higiene bucal e dietas pobres em frutas, legumes e verduras também estão associadas ao maior risco do câncer de boca”, explicou a coordenadora.

O dia D será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado na Rua das Castanheiras, nº 1181, esquina com a rua das Azaléias, no Centro. Para ser atendido é preciso apresentar documento (CPF) e cartão do SUS.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sinop

Prefeitura de Sinop divulga serviços que funcionarão no feriado prolongado de Tiradentes

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop divulga os serviços essenciais que serão mantidos durante o ponto facultativo de segunda-feira (20) e o feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21). Em decorrência disso, os serviços administrativos e atendimentos ao público no Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso e nas secretarias municipais estarão suspensos. Esses serviços retornarão normalmente na quarta-feira (22). Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos integralmente.

Conforme os Decretos nº 002/2026 e nº 101/2026, publicados pelo Executivo Municipal no Diário Oficial do Estado, a manutenção dos serviços públicos municipais imprescindíveis visa garantir a atenção do poder público à população e os direitos à saúde e ao saneamento básico.

Segunda-feira (20) – Ponto Facultativo | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Atenção Primária:

  • UBS Manoel Loretino dos Santos
  • UBS Família Menino Jesus
  • UBS Família Sabrina
  • UBS Sebastião de Matos
  • UBS São Cristóvão
  • UBS São Francisco
  • UBS Jardim América
  • UBS Gleba Mercedes
  • UBS Camping Club

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Terça-feira (21) – Feriado | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de urgência e emergência de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Em relação aos atendimentos de água potável e esgoto, estes serão realizados mediante acionamento pelo telefone 0800 647 6060.

Final de semana

Neste sábado (18) e domingo (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, segue com ação itinerante de vacinação. Das 14h às 20h, os atendimentos estarão concentrados no Shopping Center Sinop, próximo à loja C&A. Estarão disponíveis todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI), inclusive a vacina contra a influenza.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora