Connect with us

Lucas do Rio Verde

Mais de mil profissionais da educação recebem capacitação de primeiros socorros

Publicado

em

Mais de mil profissionais da educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram da capacitação de primeiros socorros, realizada nos dias 28 e 29 de janeiro, no Auditório dos Pioneiros. A iniciativa foi conduzida pela 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, e integrou a programação organizada pela Secretaria de Educação em cumprimento da Lei Federal nº 13.722/2018 (Lei Lucas).

O treinamento abordou as principais técnicas e manobras utilizadas em situações de emergência mais comuns envolvendo crianças de 0 a 12 anos. Entre elas, destacam-se as manobras de desengasgo, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e os procedimentos indicados para casos de convulsão e quedas.

Embora o foco seja o público infantojuvenil, a capacitação também preparou os educadores para a prestação de primeiros socorros em adultos.

Para o soldado Daived, da 13ª CIBM, o primeiro atendimento, antes da chegada da equipe de emergência, é fundamental para salvar vidas. “No salvamento, costumamos dizer que cada minuto importa. Por isso, contar com alguém capacitado dentro das escolas para prestar um atendimento imediato aumenta significativamente as chances de sobrevivência em casos de engasgo ou parada cardíaca, por exemplo”.

A lei prevê ainda que cada unidade escolar possua o seu kit de primeiros socorros, que segundo a 13ª CIBM, deve conter: talas, oxímetro, termômetro, aparelho de pressão, atadura, compressa, gaze, soro fisiológico, álcool 70%, água oxigenada, luvas de procedimento pré-hospitalar e máscaras descartáveis.

Vale destacar que em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo número 193 ou (65) 9 8164-0382.

Para a professora da Creche Irmãs Carmelitas, Ivone de Quadros, a capacitação contribui diretamente com o seu trabalho. “É muito interessante participar de formações como essa, porque lidamos com crianças pequenas e situações assim podem acontecer. Assim, nós sabemos como devemos agir”.

Mais do que uma exigência legal, a capacitação representa cuidado, atenção e responsabilidade. Ao promover, em parceria com a 13ª CIBM, a formação em primeiros socorros para os profissionais, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a proteção, o bem-estar e a segurança de cada estudante e servidor da rede municipal, tornando as escolas espaços mais seguros e acolhedores.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Desafio agro de MTB reúne mais de 300 atletas e movimenta Lucas do Rio Verde no feriado

Publicado

em

Por

Lucas do Rio Verde recebeu, no feriado de 1º de maio, a segunda etapa do Desafio Agro de MTB, com a tradicional prova do algodão. O evento reuniu mais de 300 ciclistas e trouxe atletas de várias cidades para um percurso de cerca de 60 quilômetros pelas estradas do município.

O secretário de Esporte e Lazer, André Matto, destacou a importância do evento e o trabalho em parceria para que a prova aconteça. “Pra nós é uma satisfação muito grande poder realizar uma competição desse nível. A gente tem parceiros importantes, como o Sicredi, que sempre apoia o esporte, além do apoio da gestão municipal. Também quero agradecer ao prefeito Miguel Vaz, que sempre incentiva e investe no esporte, e à nossa equipe da Secretaria, que não mede esforços pra entregar um evento bem organizado pra população”, afirmou.

A prova contou com atletas de diferentes municípios. Ao todo, 111 participantes vieram de 13 cidades, além dos competidores de Lucas do Rio Verde. No total, foram cerca de 329 inscritos.

O trajeto foi mais longo do que o de outras provas. Segundo a organização, o percurso teve cerca de 60 quilômetros, sendo 25% maior que o habitual.

Quem participou aprovou a experiência. A ciclista Daisy Dulce, de Nova Mutum, contou que já conhece a prova e elogiou o percurso.

“Já é a segunda vez que eu venho participar aqui. O trajeto é muito bom, gostoso de fazer. Tem partes desafiadoras, mas dá pra completar. O mais legal é estar junto com o pessoal e participar desse momento”, disse.

O atleta Diego Kovaleski também destacou o evento e a organização.

“Quero parabenizar a Secretaria de Esportes e o pessoal da Associação de Ciclismo. A prova é muito boa, bem organizada. É gratificante participar e ainda fazer novas amizades”, afirmou.

Além da competição, o evento também teve uma ação social. Os participantes foram convidados a levar alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades do município.

A programação do Desafio Agro de MTB segue ao longo do ano, com novas etapas previstas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora