Connect with us

MUNDO

ONU diz que ‘fome em Gaza pode equivaler a crime de guerra’

Publicado

em

Crianças esperam na fila por comida em Gaza
Reprodução/Redes Sociais (UNRWA)

Crianças esperam na fila por comida em Gaza

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou que há indícios “plausíveis” de que Israel esteja usando a fome como arma de guerra na Faixa de Gaza.

Em uma entrevista à emissora BBC, o advogado austríaco revelou que os israelenses estariam cometendo um crime de guerra caso a intenção for comprovada.

O funcionário da ONU analisou que existem “evidências estatísticas claras” de que a catástrofe humanitária no enclave palestino está sendo transformado em uma “fome gerada pelo homem”, apesar de “meses de avisos” sobre o perigo do problema para milhares de civis palestinos.

Turk avaliou que foram reunidos elementos para definir como “plausível” a suspeita de que Israel esteja usando a fome como “arma” de guerra no conflito no Oriente Médio.

“As condições que são colocadas sobre a mesa não são razoáveis diante de uma emergência. Isso coloca uma questão legítima, apesar de todas as restrições do caso, sobre a acusação plausível de que a fome é, ou poderia estar sendo usada como arma de guerra”, afirmou o austríaco.

O governo de Benjamin Netanyahu negou as acusações e definiu tudo isso como um “absurdo”.

No início de março, a morte por desnutrição de um palestino de 10 anos em Rafah, na Faixa de Gaza, causou muita comoção em todo o mundo. A imagem do jovem esmaecido e visivelmente abatido circulou na imprensa internacional e deixou evidente a grave crise humanitária na região.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Greta Thunberg é presa por ato pró-Palestina na Suécia

Publicado

em

Por

Greta Thunberg foi detida em protesto na Suécica
Reprodução/Instagram

Greta Thunberg foi detida em protesto na Suécica

A ativista Greta Thunberg foi presa por participar de um ato pró-Palestina em frente à Arena Malmö, na capital da Suécia , onde o festival de música Eurovision foi realizado . Ela e outros manifestantes foram detidos na noite deste sábado (11). As informações são da Agência Europress.

Greta e os outros manifestantes realizaram um ato para tentar impedir a participação de Israel no festival. “Vergonha” foi uma das palavras mais faladas pelos participantes.

O ato foi convocado pela plataforma “Parem Israel, pela paz e por Palestina livre”, que agrupa mais de 60 organizações. Já na última quinta-feira (9), milhares de pessoas tinham percorrido as ruas de Malmö para pedir a expulsão de Israel do concurso.

“Não aceitaremos que um país que atualmente comete genocídio participe de um concurso importante como este. O mundo não pode ficar em silêncio em um genocídio. Todos os que puderem devem usar a sua voz e falar contra os crimes e a ocupação de Israel”, disse Greta, em publicação feita na semana passada.

Guerra Israel x Hamas

O novo conflito entre Israel e Hamas foi inciado em 7 de outubro do ano passado, com a invasão do grupo terrorista em terras israelenses – o massacre matou cerca de 1.200 pessoas.

Desde então, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, realizou uma série de ataques à Faixa de Gaza e conseguiu controlar diversas regiões que pertencem aos palestinos.

Além de deixar mais de 30 mil palestinos mortos, sendo a maioria mulheres e crianças, o exército israelense também destruiu casas. Os ataques também fizeram com que milhares de pessoas deixassem Gaza.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora