Connect with us

MUNDO

Israel pede que EUA remarquem reunião para discutir ofensiva em Gaza

Publicado

em

Visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, à unidade Yalam do Corpo de Engenharia
Kobi Gideon, GPO – 26.10.2023

Visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, à unidade Yalam do Corpo de Engenharia

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu que a Casa Branca remarque a visita a Washington D.C. para discutir as alternativas a uma ofensiva em Rafah, cidade que fica ao sul de Gaza. A viagem, inicialmente, estava marcada para essa quarta-feira (27).

Nesta semana, os Estados Unidos se abstiveram em uma votação sobre uma resolução de cessar-fogo na Faixa de Gaza até 9 de abril, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Como resposta, Netanyahu cancelou a viagem, dizendo que Israel não cederia à pressão internacional sobre a guerra.

Em comunicado, o gabinete do premiê israelense afirmou que a decisão dos EUA de não vetar a resolução “prejudica os esforços da guerra” e as tentativas “para libertar os reféns”, segundo o jornal The Times of Israel .

“O lado ruim da decisão dos EUA foi que isso encorajou o Hamas a adotar uma linha dura e a acreditar que a pressão internacional impedirá Israel de libertar os reféns e destruir o Hamas”, disse em nota.

O encontro havia sido um pedido do presidente norte-americano Joe Biden, que afirmou que o cancelamento da reunião foi uma “reação exagerada do governo israelense”.

Em entrevista à TV israelense, John Kirby, porta-voz da Casa Branca, disse que os EUA são contra uma ofensiva terrestre em Gaza e que “é preciso um plano para protegê-los”.

Com a resolução, o Hamas negou a oferta de Israel que previa a troca de 800 prisioneiros palestinos por 40 reféns sequestrados no ataque surpresa do grupo extremista ao país em 7 de outubro do ano passado.

A proposta, aprovada pela primeira vez desde o início do novo confronto entre Israel e Hamas, contou com 14 votos favoráveis.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Menos de um mês depois, novo tremor de 5,7 de magnitude atinge Taiwan

Publicado

em

Por

Imagem do terremoto que atingiu Taiwan em 3 de abril de 2024. O novo tremor aconteceu na mesma cidade, na última sexta-feira (26), com magnitude de 5,7
Reprodução / BBC News – 03/04/2024

Imagem do terremoto que atingiu Taiwan em 3 de abril de 2024. O novo tremor aconteceu na mesma cidade, na última sexta-feira (26), com magnitude de 5,7

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a cidade de Hualien, em Taiwan, nesta sexta-feira (26). Este é o mesmo local atingido por um terremoto de mais de 7 de magnitude em 3 de abril, há menos de um mês.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor desta semana está localizado no mar, a uma distância de 19 quilômetros da costa, e a uma profundidade de 25 quilômetros.

Relembre o primeiro terremoto

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a ilha de Taiwan na manhã na quarta-feira (3), deixando 13 mortos e mais de 1.000 pessoas feridas, de acordo com as autoridades locais.

O serviço geológico dos EUA mapeou o terremoto e informou que ele ocorreu a cerca de 21 quilômetros da cidade de Hualien. A distância da superfície foi calculada a uma profundidade de 34,8 quilômetros.

O tremor foi sentido na cidade de Taipé, a capital de Taiwan, localizada a pouco menos de 200 quilômetros do epicentro. Devido ao abalo, várias partes da cidade ficaram sem energia elétrica.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que “instruiu imediatamente a administração a controlar a situação e compreender os impactos locais o mais rápido possível”.

Tsai também aconselhou a administração a “fornecer a assistência necessária e trabalhar em conjunto com os governos locais para minimizar o impacto do desastre”, segundo uma publicação em sua página no Facebook.

A capital está localizada na região conhecida como ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma área que circunda o Oceano Pacífico e é caracterizada por uma intensa atividade tectônica. Este anel é responsável por abrigar cerca de 75% dos vulcões ativos do mundo e por registrar a maioria dos terremotos do planeta.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora