Connect with us

Sorriso

Praça da Luz, no Distrito de Primavera, passa a contar com o Banco Vermelho

Publicado

em

Símbolo de luta contra a violência feminina e a violência de gênero, o Banco Vermelho foi instalado na última sexta-feira, 06, na Praça da Luz no Distrito de Primavera. A primeira-dama e gestora da Secretaria da Mulher e da Família, Mara Fernandes, pontua que o Banco chama atenção pelo tamanho e pela cor “justamente porque são muitas vidas e histórias por trás de cada banco instalado”.

O Banco Vermelho, vale lembrar, visa combater a violência contra a mulher, através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos; nesses bancos são instaladas mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e de denúncia inscritos no Banco.

Esse é o terceiro banco instalado em Sorriso que conta também com um no Parque Ecológico Claudino Francio e outro no Parque Municipal Adelino José João Valdameri, o Lago do Rota. Em comum, os bancos tem a missão de manter viva a discussão acerca de respeito e direitos.

Mara lembra que essa não é uma ação isolada. “Desde o início de março estamos trabalhando pautas voltadas às mulheres e destacando sempre a força da mulher, a necessidade do respeito, afinal, lugar de mulher é onde ela deseja estar”, destaca Mara.

No dia 06, também em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) foi oficialmente lançado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Distrito de Primavera. Além de Mara, participaram do momento a secretária da Semas, Daniela Marsola; a adjunta da Semfa, Ana Paula Carvalho, a adjunta da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar (Semasa), Ana Catarina Tibaldi dos Reis, as vereadores Silvana Perin e Jane Delalibera e da vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ana Paula Machado Locatelli.

Outras ações

Palestras e rodas de conversa também estão na programação. Desde a terça-feira, 03 de março, em parceria com a Secretaria de Educação (Semec), teve início uma série de palestras nas escolas municipais. O público alvo desses encontros são as mulheres que integram as comunidades escolares: mães, filhas e professoras. “Esse encontro será promovido em todas as nossas escolas municipais”, explica Mara. Nas escolas, as palestras serão ministradas pela escritora e terapeuta Magali Lima Siqueira Dombrowski. O diálogo também está presente em outras ações desenvolvidas em parceria com a Semas como os chás da tarde nos Cras.

Outro pronto de destaque é a programação especial para esta sexta-feira, 13 de março, que contará com a participação do escritor Klester Cavalcanti, autor do livro “Matou uma, matou todas: Histórias reais de vítimas de feminicídio no Brasil”, lançado em 2025. A obra é uma reportagem visceral que expõe a violência de gênero no país. O livro narra casos reais, abordando o machismo estrutural e evidenciando que 90% dos agressores são familiares.

Ainda no dia 13 e concomitante à participação de Cavalcanti, será realizada a palestra “Violência doméstica e adoção”. O encontro inicia às 8h30 até às 11h30 com retorno às 13h30 e encerramento às 18 horas. A palestra, frisa Mara, é voltada a acadêmicos de direito, psicologia, integrantes da Rede de proteção, do Conselho Tutelar e de todas as secretarias com atuação direta junto a esses públicos, além de integrantes da Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes. O evento do dia 13 conta com o apoio do Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam), Instituto Mato-grossense de Advocacia Network (Iman) e da Câmara Municipal de Vereadores de Sorriso.

Confira aqui a programação completa do mês:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/semfa-organiza-programacao-especial-para-o-mes-da-mulher-699f042e2d311

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Escola Leonel recebe “Primeiros passos para salvar vidas”

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira, dia 02 de junho, a aula está um pouquinho diferente para os alunos do 5.º ano da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola: na sala de aula eles recebem dicas para salvar vidas. A programação integra mais uma edição do projeto “Primeiros passos para salvar vidas” desenvolvido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.

Coordenadora da Base Descentralizada do Samu em Sorriso, a enfermeira Marisa Antunes Lauermann, frisa que o projeto vem sendo desenvolvido desde abril e vai passar por todas as turmas dos 5.º anos das escolas municipais. Ontem, dia 1.º, outra turma da Escola Leonel passou pela formação que destaca medidas simples ao se deparar identificar uma emergência como chamar um adulto e acionar o socorro via 192. E as crianças aprendem direitinho o protocolo.

Marisa pontua a importância de levar informação às crianças. “Essa ação é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental com o objetivo de levar orientações básicas sobre como agir em situações de urgência e emergência”, explica.

A coordenadora detalha que em cada encontro com as crianças são trabalhados conceitos fundamentais, como identificar o que é uma emergência, reconhecer situações de risco e entender a importância de não agir por impulso e sim buscar ajuda de um adulto responsável. Outra orientação importante é sobre como e quando acionar um número de emergência do Samu, o 192.

O projeto tem um caráter educativo e preventivo. A ideia é capacitar as crianças com informações simples, mas extremamente importantes, para que elas saibam como agir com segurança diante de uma situação real.

“É um passo importante para formar cidadãos mais conscientes, preparados e que possam contribuir de forma positiva em momentos de emergência”, acrescenta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora