Connect with us

Lucas do Rio Verde

Projeto Mais MT Muxirum forma 43 alunos da fase adulta em Lucas do Rio Verde nesta quinta (11)

Publicado

em

Uma noite memorável para os 43 alunos adultos que se formaram, em Lucas do Rio Verde, por meio do Projeto Mais MT Muxirum, nesta quinta-feira (11). O evento, realizado no Auditório dos Pioneiros, marcou o encerramento da quinta turma de alfabetização a ser certificada no município luverdense.

A iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, busca oferecer a oportunidade para que adultos que não tiveram acesso à educação na infância aprendam a ler e a escrever, promovendo maior autonomia e contribuindo para a erradicação do analfabetismo no país.

“É mais uma noite de festa para nós, da Secretaria de Educação. O Muxirum é um projeto muito importante, que vem ao encontro da alfabetização de jovens e adultos. E esse é um público que abraça as oportunidades: eles aproveitam cada momento, aprimoram sua leitura e escrita e passam a ter acesso ao mundo letrado, contribuindo também para o desenvolvimento de uma cidade de oportunidades”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Também participaram da cerimônia, a secretária adjunta de Assistência Social, Gisele Belotti, o coordenador local do Projeto, Manoel Neto, além das professoras e famílias dos formandos.

“É extremamente relevante e necessário testemunhar a existência desse projeto e viver uma noite como esta. Percebemos, na atitude dessas pessoas, que se trata de algo muito maior do que aprender letras ou palavras: é sobre buscar novas oportunidades, ampliar horizontes, conquistar mais autonomia e trilhar novos sonhos”, declarou o coordenador local do Projeto, Manoel Neto.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Para a professora Alexandra Silva, uma das alfabetizadoras do projeto, o sentimento é de gratidão por poder contribuir com a iniciativa. “Para mim, é muito gratificante ensinar essas pessoas. Já faço parte do projeto há três anos e, a cada ano, chegam até nós adultos que já estão no mercado de trabalho há muito tempo, que passam pelas estradas sem saber ler nada e que agora tiveram a oportunidade de aprender.”

A dona Terezinha Ribeiro, de 69 anos, é uma das formandas e demonstrou o desejo de continuar aprendendo. “Eu achei ótimo, foi muito bom. Queremos que ano que vem tenha de novo, porque nos distrai e nos faz bem. Estou aprendendo agora, porque quando eu era mais nova não pude. Aprendi a escrever meu nome, que não sabia direito, a fazer continhas e tantas outras coisas boas que aprendemos com a nossa professora querida. ”

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Com os olhos cheios de emoção, Acindino Silva, de 56 anos, conta que decidiu participar do projeto para conquistar mais autonomia, especialmente no trabalho. “Eu trabalho com máquina, caminhão, e hoje em dia é tudo computadorizado. Então fica difícil para quem não sabe ler, e aí apareceu essa oportunidade. Eu pretendo continuar estudando, até quando tiver jeito, para não ficar dependendo tanto dos outros. Eu penso que estamos sempre ganhando quando estamos aprendendo.”

A noite terminou com aplausos, abraços e a certeza de que aprender é sempre possível. Para cada um dos formandos, o Mais MT Muxirum representou muito mais que alfabetização: significou recomeço, coragem e esperança.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Foi realizada nesta segunda-feira (20), em Lucas do Rio Verde, a Formação e Capacitação em Danças Urbanas, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que integrou a programação da Mostra de Dança 2026. A ação reuniu bailarinos, professores e entusiastas da dança em um dia intenso de aprendizado, troca de experiências e aperfeiçoamento técnico.

Com carga horária de 8 horas, a formação foi conduzida pela coreógrafa de Alta Floresta, Cassiane Leite, considerada um dos principais nomes da dança urbana no estado. Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, abordando desde a origem e evolução das danças urbanas até técnicas, nomenclaturas e desenvolvimento coreográfico.

A aluna Aryele Layane Bastos destacou a importância da oportunidade para sua trajetória. No começo tive um pouco de dificuldade, porque são passos diferentes e alguns eu ainda não tinha contato. Mas está sendo muito bom aprender coisas novas, que vão agregar muito no meu futuro. É algo que quero seguir dentro da dança”, destaca.

Cassiane Leite também ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da modalidade. “Fico muito feliz pelo convite, é uma honra estar aqui. Os meus alunos têm participado de festivais estaduais, nacionais e internacionais, e as danças urbanas vêm conquistando cada vez mais espaço. Hoje elas já estão presentes nas escolas particulares e públicas, e é muito importante que a Prefeitura promova essa capacitação para professores e alunos, trazendo diversidade para além do clássico. A demanda por essa modalidade é grande, então é essencial investir em formação, ampliar referências e continuar fortalecendo o conhecimento na área”, descreveu.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer enfatizou que a formação faz parte de uma estratégia maior de fortalecimento da cadeia produtiva cultural no município. Segundo ela, a Mostra de Dança surgiu como um movimento dos próprios artistas e, ao longo dos anos, vem se consolidando e ganhando ainda mais força. Neste ano, mais de 300 bailarinos devem subir ao palco, evidenciando a expansão do segmento.

“A Mostra de Dança vem crescendo a cada ano, e investir na qualificação dos profissionais é fundamental para fortalecer o cenário cultural de Lucas do Rio Verde, especialmente com o avanço das danças urbanas no município”, pontuou.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo com a formação artística, a valorização dos profissionais e o fortalecimento da economia criativa no município. Além de qualificar os participantes, a capacitação contribui diretamente para a preparação dos grupos que irão se apresentar na Mostra de Dança 2026, promovendo um cenário cultural mais integrado, profissional e sustentável.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora