Várzea Grande
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza e revitalização na praça do Residencial Cabo Michel
Publicado
2 horas atrásem
Por
oestenews
Ação da Secretaria de Serviços Públicos mobilizou trabalhadores para devolver à população um espaço mais limpo, seguro e adequado ao lazer
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou nesta segunda-feira (04.05) uma ampla ação de limpeza na praça do Residencial Cabo Michel, atendendo uma demanda antiga dos moradores da região.
Devido ao período chuvoso, o mato na praça havia crescido de forma acelerada, dificultando o uso do espaço público e gerando preocupação entre os moradores. Para resolver a situação, a secretaria mobilizou cerca de 15 trabalhadores, que atuaram com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulhos e limpeza geral.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, destacou a importância da ação para a qualidade de vida da população. “Essa é uma região importante da cidade, com uma comunidade ativa e participativa. Após o período de chuvas, intensificamos os trabalhos para garantir que os espaços públicos estejam limpos, seguros e adequados para o convívio das famílias”, afirmou.
A iniciativa faz parte do cronograma contínuo de manutenção urbana do Município, que atende diferentes bairros ao longo da semana. No Cabo Michel, além de melhorar o aspecto visual da praça, a ação também contribui para a prevenção de doenças e para o fortalecimento do uso coletivo do espaço.
Localizado próximo à Avenida Júlio Campos e ao bairro Jardim dos Estados, o Residencial Cabo Michel — antigo Cohab Cabo Michel — é uma comunidade tradicional e consolidada, com cerca de mil moradores. A área, que passou por regularização fundiária nos últimos anos, integra a região do grande Mapim e mantém características de bairro residencial, com comércio local voltado às necessidades do dia a dia.
Várzea Grande
Equipe de mediação fortalece diálogo e já alcança todas as escolas da rede municipal
Publicado
6 horas atrásem
maio 5, 2026Por
oestenews
A equipe de Prevenção e Mediação à Gestão Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, já percorreu as 99 unidades da rede municipal de ensino, consolidando um trabalho baseado na escuta ativa, no diálogo e no fortalecimento da gestão escolar.
A iniciativa tem como foco promover a comunicação direta com as equipes gestoras, incentivar práticas colaborativas e orientar ações proativas, incluindo a realização de reuniões restaurativas para a resolução de demandas no ambiente escolar.
Durante as visitas, a equipe também presta apoio em áreas como prestação de contas, Recursos Humanos, normas e legislação, além de contribuir no encaminhamento das necessidades específicas identificadas em cada unidade.
“Nosso trabalho é ouvir e registrar cada situação, dialogar com a direção, compreender as demandas e buscar soluções. Nos casos que são de nossa atribuição, realizamos os devidos encaminhamentos. Já quando há ???? de apoio de outras secretarias, fazemos a solicitação dos serviços”, destacou a mediadora Rita Mara de Arruda Cortez.
Ela ressaltou ainda que as visitas são contínuas e ocorrem diariamente, independentemente de a unidade já ter sido atendida anteriormente. “Esse processo de escuta ativa faz parte da nossa função. Atuamos como ponte entre as escolas e a Secretaria de Educação, facilitando a comunicação entre todos os setores”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, enfatizou a relevância da atuação da equipe. “Essa aproximação entre a gestão central e as unidades escolares contribui para ampliar a eficiência operacional em todo o município. A construção de processos democráticos na educação, especialmente na relação entre escola e comunidade escolar, é contínua e deve ser fortalecida”, afirmou.
A equipe de mediação é composta pelos servidores Izabel Vitalino Figueiredo, Sarah Jane de Campos, Benedita Santana Ponce e Paulo Sérgio Chimello.
Galeria de Fotos (4 fotos)
Publicidade
Inscrições para cursos noturnos gratuitos em Escolas Técnicas Estaduais terminam no domingo (10)
Polícia Civil localiza com vida jovem que estava desaparecido em Pedra Preta
Lista de advogados dativos é divulgada em Peixoto de Azevedo
STJ abre inscrições para curso nacional sobre equidade racial na Justiça
