Connect with us

MATO GROSSO

SES abre 28 vagas para residências em saúde em quatro cidades

Publicado

em

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou o edital de processo seletivo com 28 vagas em residências na área da saúde em quatro municípios de Mato Grosso: Cáceres, Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande. São cursos de pós-graduação lato sensu, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, com bolsa no valor bruto de R$ 4.106,09.

A residência poderá ser feita nas áreas de Oncologia, em Cáceres; Saúde da Família, em Cáceres e em Várzea Grande; Atenção Psicossocial, em Cuiabá; Saúde Integral da Mulher, em Cuiabá; e Enfermagem Obstétrica, em Sorriso.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de segunda-feira (26.1), até o dia 1 de fevereiro, pelo site https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/Gep0jSiF

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, as residências representam um avanço para a profissionalização dos trabalhadores da saúde.

“As vagas contemplam áreas estratégicas e diferentes cidades, aproximando a formação da realidade dos serviços de saúde. A residência é um espaço de aprendizado intenso, com muita prática e troca de experiências. Fortalecer esses programas é fortalecer a saúde pública. A iniciativa contribui diretamente para a melhoria da assistência e para a qualificação dos serviços de saúde no estado”, afirmou.

A residência terá duração de 24 meses, sendo a carga horária total do curso de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais, das quais 1.152 horas (20%) correspondem a atividades teóricas e 4.608 horas (80%) a atividades práticas. Para cada ano de curso, o residente usufruirá de trinta dias de férias. A previsão é que os cursos comecem no dia 2 de março.

No dia 8 de fevereiro, os candidatos farão uma prova com 40 questões objetivas de múltipla escolha, composta por 30 perguntas de Conhecimentos Gerais do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Legislação do SUS e de dez questões sobre Conhecimentos Específicos, referente à respectiva área de formação.

Demais informações como documentação necessária para inscrição, disponibilidade de vaga para cada área, cidades em que serão aplicadas as provas, formulários para recurso e conteúdo programático podem ser acessadas no Diário Oficial publicado nesta quinta-feira (22), disponível neste link: https://www.iomat.mt.gov.br/.

*Sob a supervisão de Luiza Goulart

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em indústria de produção de algodão

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.

Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.

Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora