Connect with us

Sinop

Sinop sedia 1° Encontro de Diálogos sobre Migração com participação da sociedade civil e autoridades

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou, nesta terça-feira (16), a abertura do I Encontro de Diálogos sobre Migração de Sinop, com a temática “A Questão do Migrante, uma questão de Direitos Humanos”, na Câmara Municipal. O primeiro dia de evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes dos principais órgãos municipais, estaduais e federais que lidam diretamente com o público migrante. O encontro se encerra amanhã, quarta-feira (17), com um treinamento profissionalizante ministrado pela equipe da Polícia Federal sobre acolhida, emissão de documentação para migrantes, carteira de trabalho e orientação.

A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Primeira-dama, Scheila Pedroso, detalhou a relevância do evento para Sinop. “Hoje é um dia bem marcante para o município, que é o primeiro fórum para tratar da demanda do migrante. Somos uma cidade bem atrativa, reconhecida internacionalmente pela sua economia, uma cidade pujante, porém isso traz reflexos para nós. O público migrante é uma realidade que já existe no nosso município, que automaticamente nós já estamos atendendo através do CREAS, do CRAS e principalmente através da Casa de Passagem, onde nós fazemos o acolhimento dessas pessoas até que ela se estabilize na cidade, retire seus documentos, vá para o mercado de trabalho, porém a demanda é grande e nós precisamos saber trabalhar com ela”, enfatizou a secretária.

Durante o primeiro dia foram debatidos em palestras diversos temas relacionados ao público migrante, entre eles o “Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Infantil, Promoção do Trabalho Decente e Fluxos Migratório no Brasil e em Mato Grosso”; as Legislações vigentes – Direito dos migrantes de acessar os serviços públicos; Atendimento do público migrante em Mato Grosso, experiência do Centro de Pastoral para Migrantes e o “Desafios no Atendimento aos Migrantes” breve diagnóstico da realidade local, apresentado pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Marcelo Pires, Sinop tem recebido muitos imigrantes, principalmente vindos de países como Venezuela e Haiti. De 2021 até abril deste ano foram emitidos 1.431 documentos de identificação do estrangeiro – Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) e Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) – pela delegacia da Polícia Federal em Sinop, sendo 702 em 2021, 606 no ano passado e 123 nos primeiros quatro meses de 2023. O delegado ressaltou ainda o olhar atento da gestão, que percebeu a importância da participação da Polícia Federal no evento. “O convite veio da secretária de Assistência Social da cidade, convite feito de forma muito pertinente, porque quem concede o documento para o imigrante é a Polícia Federal, estamos diretamente relacionados a legalidade do imigrante na cidade de Sinop”, destacou.

O Coordenador Geral de Política Migratória do Departamento de Imigração do Ministério da Justiça, Paulo Illes, também esteve presente na abertura do evento. Para ele, as cidades estão se tornando cada vez mais protagonistas no processo de acolhimento das pessoas migrantes. “Fico muito contente de estar aqui e participar desse encontro bastante diverso com a cidade, mas também com representantes do Governo Federal e da sociedade civil. Acredito que é um bom caminho e Sinop pode contar com o departamento de Migração do Ministério da Justiça nessa construção”, considerou.

Por fim, a secretária de Assistência Social também mencionou o trabalho conjunto feito pela rede de atendimento ao migrante, composta por órgãos como o Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal e outras instituições. “Precisamos acolher o indivíduo seja ele de qual nacionalidade for, ele precisa de saúde, educação, assistência social e nós estamos aqui para atendê-lo, o objetivo é atender com qualidade. Queremos dar condições para que essas pessoas tenham participação ativa e efetiva na sociedade”, completou.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sinop

Prefeitura de Sinop divulga serviços que funcionarão no feriado prolongado de Tiradentes

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop divulga os serviços essenciais que serão mantidos durante o ponto facultativo de segunda-feira (20) e o feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21). Em decorrência disso, os serviços administrativos e atendimentos ao público no Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso e nas secretarias municipais estarão suspensos. Esses serviços retornarão normalmente na quarta-feira (22). Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos integralmente.

Conforme os Decretos nº 002/2026 e nº 101/2026, publicados pelo Executivo Municipal no Diário Oficial do Estado, a manutenção dos serviços públicos municipais imprescindíveis visa garantir a atenção do poder público à população e os direitos à saúde e ao saneamento básico.

Segunda-feira (20) – Ponto Facultativo | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Atenção Primária:

  • UBS Manoel Loretino dos Santos
  • UBS Família Menino Jesus
  • UBS Família Sabrina
  • UBS Sebastião de Matos
  • UBS São Cristóvão
  • UBS São Francisco
  • UBS Jardim América
  • UBS Gleba Mercedes
  • UBS Camping Club

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Terça-feira (21) – Feriado | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de urgência e emergência de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Em relação aos atendimentos de água potável e esgoto, estes serão realizados mediante acionamento pelo telefone 0800 647 6060.

Final de semana

Neste sábado (18) e domingo (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, segue com ação itinerante de vacinação. Das 14h às 20h, os atendimentos estarão concentrados no Shopping Center Sinop, próximo à loja C&A. Estarão disponíveis todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI), inclusive a vacina contra a influenza.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora