O município de Campo Verde firmou, nesta terça-feira (16.12), convênio com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), para a construção de uma unidade do Programa SER Família Criança. O investimento destinado especificamente ao programa é de R$ 8,3 milhões, reforçando as políticas públicas voltadas à proteção social e ao desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade.
Com a nova parceria, o investimento social total do Estado em Campo Verde, na atual gestão estadual, alcança mais de R$ 13,9 milhões.
Ao destacar o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção da infância e o fortalecimento das famílias, a primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que a nova unidade do SER Família Criança em Campo Verde representa um avanço concreto na política social do Estado.
“Cada unidade do SER Família Criança nasce com o propósito de cuidar, proteger e oferecer oportunidades reais para nossas crianças. Esse investimento em Campo Verde representa mais do que uma obra física, ele simboliza o compromisso do Governo com a infância, com as famílias e com um futuro mais justo. Queremos que essas crianças tenham acesso a um ambiente seguro, acolhedor e capaz de estimular o desenvolvimento integral, fortalecendo vínculos familiares e garantindo dignidade desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Klebson Gomes Haagsma, ressaltou que a assinatura do convênio representa mais um avanço do Programa SER Família Criança em Mato Grosso.
“Formalizamos mais um convênio firmando do SER Família Criança, iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, que viabiliza mais de oito milhões de reais para a construção dessa unidade, que irá atender crianças em situação de vulnerabilidade com um programa educacional e social de grande relevância”, destacou o secretário.
Durante a solenidade, o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, destacou a importância de ações concretas na vida pública e ressaltou os benefícios diretos que os investimentos estaduais têm gerado para a população. Segundo ele, a verdadeira política se consolida por meio de resultados efetivos.
“Minha prioridade é a comunidade, as famílias, os pais, as mães, as crianças, os idosos e todos que dependem dos serviços públicos. A ação política se materializa na entrega de resultados, e hoje temos a satisfação de anunciar mais um projeto que vai transformar vidas”, afirmou o prefeito, ao agradecer ao governador Mauro Mendes, à primeira-dama Virginia Mendes e às autoridades presentes.
Alexandre Lopes também enfatizou que o município vive um momento de importantes entregas, com investimentos em infraestrutura, educação, segurança pública e áreas sociais.
O deputado estadual Beto Dois a Um também enalteceu a iniciativa e o impacto social do programa. Para o parlamentar, o SER Família Criança se consolida como referência nacional em políticas públicas de atenção à infância.
“Parabenizo a primeira-dama Virginia Mendes pela iniciativa do Programa SER Família, especialmente o SER Família Criança, que chega a Campo Verde com um investimento expressivo. Trata-se de um modelo de cuidado e atenção à população que fortalece a qualidade de vida das famílias mato-grossenses”, afirmou o deputado, colocando-se à disposição para apoiar novas ações.
O Programa SER Família Criança integra a política social do Governo de Mato Grosso e tem como foco o acolhimento, a proteção e o desenvolvimento de crianças, por meio de atividades educacionais, sociais, culturais e de convivência, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Com a nova unidade, Campo Verde passa a integrar o conjunto de municípios contemplados com essa iniciativa estratégica de inclusão e cidadania.
Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.
A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.
Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.
O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.
Inscrições
As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.
A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.
Premiação
A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.
A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.
As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.
18º Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.
Cronograma
Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril
Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026
Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026
Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026
Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026
Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026
Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026
Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026
Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026