Connect with us

MUNDO

Cristina Kirchner: tribunal reabre dois casos contra a vice-presidente

Publicado

em

Cristina Kirchner, vice presidente da Argentina
Reprodução/Twitter

Cristina Kirchner, vice presidente da Argentina

O Tribunal Federal de Cassação Penal da Argentina reabriu dois casos contra a vice-presidente do país, Cristina Fernández Kirchner . As decisões revogam o arquivamento dos casos do Memorando de Entendimento com o Irã e o caso conhecido como “Hotesur-Los Sauces”.

Kirchner foi acusada de estar supostamente ligada ao acobertamento dos responsáveis do atentado com o carro-bomba contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em 1994. Na época, 85 pessoas morreram e 300 pessoas ficaram feridas. A vice-presidente negociou com a Irã a impunidade dos foragidos iranianos, visando liberar os acusados. A acusação foi apresentada em 2015, pelo promotor Alberto Nisman, que apareceu morto em sua residência quatro dias após a apresentação.

Já no caso de Hotesur-Los Sauces, a vice-presidente é uma das acusadas de cometer os crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e negociações incompatíveis com o de um servidor público. As ações estão ligadas a manobras de corrupção por meio de negócios de hotelaria e no ramo imobiliário, sendo ligada a família Kirchner.

Além de Cristina, o seu filho, Máximo, foi incluído no caso. Ele é atualmente deputado nacional pela província de Buenos Aires. A sua filha, Florencia Kirchner, também foi incluída, mas teve seu nome retirado na decisão da última segunda-feira.

Neste caso, a investigação diz que a família Kirchner teria recebido dinheiro das rendas de dois empresários, ambos empreiteiros de obras públicas. Eles pagariam para as empresas Hotesur e Los Sauces para conseguir se beneficiar em licitações e contratos adjudicados pelas autoridades governamentais argentinas.

Cristina Kirchner foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015, atuando em dois mandatos consecutivos. Em ambos os casos, ela conseguiu manter a inocência.

Na época em que o caso do acordo com o Irã foi arquivado, o advogado da vice-presidente disse que o processo movido era “injusto”. “Depois de cinco anos de um processo injusto onde muitos consortes da causa perderam a liberdade, muitos perderam a saúde e muitos foram apedrejados e difamados em sua honra, como Cristina que foi até tachada de traidora do país por esta causa”, disse ele em outubro de 2021.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Mulher que foi algemada em voo pode pagar multa de R$ 439 mil; entenda

Publicado

em

Por

American Airlines é uma das principais companhias aéreas do mundp
Flipar

American Airlines é uma das principais companhias aéreas do mundp

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) está processando uma mulher residente do Texas por comportamento violento. O órgão pede que ela pague cerca de 81 mil dólares (R$ 439 mil) por bater e cuspir em um comissário de bordo durante um voo da American Airlines, em 2021.

A mulher, identificada como Heather Wells, causou uma confusão num voo que saiu de Dallas com destino para Charlotte. Na ocasião, segundo o Tribunal Distrital dos EUA, a mulher deixou seu assento após ingerir bebida alcoólica e causou transtornos.

Wells teria se atirado no corredor e tentado abrir a porta do avião durante o voo. Ao ser contida pela tripulação, a mulher teria proferido xingamentos e desferido cabeçadas em um comissário de bordo.

Ao ser controlada, a mulher foi amarrada com uma fita e algemada em seu assento. No fim do voo, ela ainda teria chutado a poltrona da frente e quebrado outros objetos da aeronave.

Na última quarta-feira (12), a FAA divulgou um comunicado dizendo que está reprimindo os passageiros indisciplinados à medida que os casos de indisciplina aumentam. “Os viajantes pagarão pelo mau comportamento”, disse a agência, acrescentando que buscará a aplicação da lei.

Até o momento, segundo dados da FAA, foram registrados 915 casos de passageiros indisciplinados.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp .

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora