Connect with us

Lucas do Rio Verde

Período proibitivo do fogo inicia e queimadas geram multas

Publicado

em

Iniciou no dia 1º de julho a campanha de combate ao fogo em Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conscientiza e alerta a população sobre os graves prejuízos causados pelas queimadas.

A proibição de queimadas no estado vai até 31 de outubro. O secretário da Pasta reforça que as queimadas são crime ambiental e o cidadão deve ficar atento a qualquer possível foco de incêndio, passível de multa pela Secretaria e Corpo de Bombeiros.

“A gestão municipal nos permite auxiliar no combate e na prevenção de incêndios através de ações conjuntas com outras secretarias e com os brigadistas. Campanhas de conscientização para a população e nas escolas têm trazido resultados ótimos ano após ano. Nossa equipe de fiscalização intensifica os trabalhos para que prejuízos maiores sejam evitados para nosso meio ambiente”, explica Paulo Nunes.

Além de não atear fogo, a população pode colaborar denunciando para o Corpo de Bombeiros via 193. Da Prefeitura, também estão disponíveis os contatos via App Lucas Cidadão ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (65) 3549-7105.

O Município também forneceu 08 brigadistas, sendo 02 cadastros de reserva, para prevenir, controlar, proteger e combater os incêndios florestais, incêndios em terrenos urbanos e queimadas no município, conforme a Lei nº 3.369/2022, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os brigadistas serão responsáveis por auxiliar os bombeiros no combate aos incêndios durante o período.

Período proibitivo do fogo

O período proibitivo do fogo em Mato Grosso começou no dia 1º de julho, quando fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A medida de prevenção segue vigente até 31 de outubro, podendo ser prorrogada.

A medida está prevista no decreto nº 259/2023, publicado em edição extra do Diário Oficial de 05 de maio de 2023.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), as licenças de queima controlada emitidas ficam suspensas durante o período restritivo. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Multa
Provocar incêndios ou queimadas é um crime ambiental e, em Lucas do Rio Verde, o valor da multa, neste ano de 2023, para os responsáveis por atear fogo pode chegar a 85 mil UFLs (Unidade Fiscal Luverdense). O valor atualizado da UFL é de R$ 20,69. Ou seja, o valor de uma multa poderia chegar a R$ 1.758.65.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura entrega certificado para alunos que concluíram curso do programa SER Família Capacita

Publicado

em

Por

Na noite desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Senai-MT entregaram os certificados de conclusão para 12 alunos do curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.

Os cursos são do programa SER Família Capacita, do Governo do Estado de Mato Grosso. As prefeituras e demais entidades entram como parceiras para aplicarem as capacitações nos municípios de origem.

Foram 12 alunos que concluíram a formação com 160 horas de aulas.

“Agora eu vou poder usar o curso para me auxiliar em uma renda extra. Queria muito concluir e sozinho eu não seria capaz, eu estou muito feliz pelo apoio da prefeitura, mas também da minha família”, agradeceu José Leandro.

Com o objetivo de superar as vulnerabilidades sociais, o programa SER Família Capacita foi idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso Virgínia Mendes, para oferecer qualificação. São 50 mil vagas em cursos de 75 diferentes profissões.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Esse apoio do Governo é muito bom, mas não seria suficiente se não fosse o empenho também dos nossos luverdenses que se dedicam nas aulas, e que mesmo após um dia cansativo, não mede esforços para se fazerem presentes. Estou muito feliz por mais uma conclusão”, comentou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro.

As vagas estão distribuídas para as áreas de Gestão, Metrologia, Logística, Produção, Informática, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Madeira e Mobiliário, Fabricação mecânica, Mecânica, Refrigeração e climatização, TI, Vestuário, Automotiva, Mídias digitais, Mineração, Soldagem, Química, Energia GTD e Automação conforme a necessidade de cada município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora